VEJA A TABELA SALARIAL 2014

Logo SEC azul

26/12/2013

Comerciários (as), saibam como calcular o seu salário para Janeiro/2014. Conheça também as informações necessárias para garantir seus direitos.

Clique para baixar: TABELA SALARIAL 2014

Em breve disponibilizaremos a Convenção Coletiva de Trabalho 2014.

122 ideias sobre “VEJA A TABELA SALARIAL 2014

1. Cleide

O comercio (empresa) pode pagar so minimo 724,00 mais quebra de caixa para operadores de caixa, isso é certo? E qual valor exato do salario comercial?

2. Antonio

Boa noite,

Minha empresa era conveniada com o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, no entanto, ela se desvinculou no inicio do ano e optou em não fazer parte de nenhum Sindicato. O fato que foi descontado a contribuição na folha dos funcionários e até o momento não tivemos o reajuste salarial. Pergunto: A cobrança sindical nesse caso é válida??? A empresa pode optar em não realizar o reajuste salarial do funcionário??? Já que estamos sem Sindicato, a quem devemos recorrer???? Obrigado pela atenção.

3. daiane

uma empresa pode pagar o reajuste proporcional ao tempo trabalhado no ano de exercicio do reajuste
    ex: se trabalhei 6 meses no ano de 2013 vou receber o reajuste referente so a esses 6 meses,como e feita essa conta de proporcionalidade.obrigado

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Companheira Tatiana este shopping fica em Fortaleza-CE? Se sim, o piso é o mesmo para todos das categoria comerciária. Segue a Cláusula Terceira de nossa Convenção Coletiva 2014:

CLÁUSULA TERCEIRA – PISO SALARIAL

Ficam estabelecidos, após o 3º (terceiro) mês de contratação, a partir de 1º de janeiro de 2014, os seguintes PISOS SALARIAIS mensais:
      A. R$ 760,00 (setecentos e sessenta reais) para trabalhadores(as) de empresas com até 10 (DEZ) empregados(as).
      B. R$ 793,00 (setecentos e noventa e três reais) para trabalhadores(as) de empresa com mais de dez empregados(as).

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Olá companheiro. Segue a Cláusula Terceira, referente ao piso salarial, da Convenção Coletiva dos Comerciários de 2014:

4. Marcela

Boa tarde

Meu esposo trabalha numa empresa, e o FGTS não está sendo depositado, qual as providencias a ser tomadas? Posso entrar em contato com a empresa para saber o motivo e cobra-los?
    Pois já deram o aviso prévio do meu esposo.
    Detalhe na carteira é assinado um valor e ele recebe outro. A rescisão deve ser paga no valor mais auto que é do contra cheque, e não o da carteira?

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Companheira, seu marido é comerciário? Relativo ao FGTS, tire um “extrato analítico” na Caixa Economico Federal, onde vem declarado mês/ano de todos os depósitos. Quanto a carteira, a rescisão será deduzida do valor indicado na carteira oficial de trabalho. Caso contrário, solicite uma ressalva contendo a correção do salário real do seu esposo na justiça do trabalho.

5. Camylla Almeida

Boa Tarde!
    Qual piso salarial do Auxiliar de Cozinha?
    Vou trabalhar numa Pizzaria e fui contratada como Auxiliar de cozinha, mas ele nao falou quanto devo receber. Desde já agradeço a atençao.

6. Natalia Oliveira

olá, trabalho numa empresa de auto peças e ganho por dia 10,00 de vale alimentação (almoço) a empresa desconta 35,00 por mês sendo que meu total de vale mês é 210,00 ou 230,00 esse percentual de desconto 6,25% do custo direto do art 2 decreto 05/1991) é o que? é sobre o valor mês que recebo?

1. Marcela

Boa Tarde,
      Gostaria de saber se uma empresa esta vinculada com o sindicato, pois ela não fala para os funcionários qual sindicato, e ta homologando os funcionários com mais de um ano de carteira assinada.
      Está demitindo e ainda ta pedindo os 40% de volta.

7. Jacqueline

Olá, meu patrão ainda não fez o reajuste em minha carteira, gostaria de saber quando ele pode me dispensar sem pagar a multa por dispensar um funcionário sem ter deito o reajuste de salário, o que eu sei é, que é 30 dias antes do aumento que foi iniciado em abril, ja estamos em julho praticamente, ele ja pode me da meu aviso?

8. regi

Eu sou atendente,comecei a cumprir o aviso previo dia 19 e so termina 19 do mes q vem, eu tenho direito em receber os retroativos,sendo q ainda nao estava recendo o salario com o aumento e ainda senfo demitida,me ajude.

9. wuyara

olá bom dia, meu nome é wuyara trabalho em uma transportadora em guarulhos, estou registrado como auxiliar de expedição, estou recebendo 1.500 reais, esse mês teve o reajuste de salario, o pessoal do R.H falaram pra min que eu nao irei ter o reajuste isso pq o meu salario ja esta acima do PIS, gostaria de saber pq? e se essa informação é verdadeira ? obrigado desde já..

10. Bruno

Ola boa noite, espero que possa me responder. Tenho uma grande duvida sobre quem trabalha em cinema tem direito ao aumento de 2014 e ao retroativo!

11. Pedro

Boa Tarde, eu gostaria de saber se estou incluso ao aumento de salario, pois, tive um aumento por troca de função, em uma função recebia menos, agora na atual tenho um valor maior de salario.
    Tenho direito ao aumento ou já não conta mais por ter mudado de função?

12. mariane

Eu sair da empresa no mes 03 de 2014, ja tinha concluido 1ano e dois meses, quero saber se tenho direito ao retroativo de 2014? E como faço pra realizar o procedimento…

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Companheira Mariane, era para você ter recebido seu reajuste desde Janeiro/2014. Você recebeu sua rescisão aqui no Sindicato? Em caso, o ideal é que comunique em nossa ouvidoria para reavaliarem seu caso, e para que o Sindicato possa rever seus direitos. Ligue no (85) 3455 7105 – Ouvidoria.

13. andressa

bom dia:
    até a presente data não recebi o dissidio,gostaria de saber qual o mes que ira ocorrer.
    trabalho ha mais de dois anos na mesma empresa e sempre acontece no mes de abril e até agora nada foi falado e divulgado.trabalho no comercio do rj.

14. cleni

Ola trabalho em uma loja de utilidades no df meu salario e de 785,00 mais quebra de caixa mais uma hora extra gostaria de saber de quanto por % e o nosso aumento e quando a impresa e obrigada a nos pagar pois ja e maio e ainda não tivemos aumento .

15. karine oliveira

Boa noite , tenho um stande na feira shop em belo horizonte ., chamei uma menina pra trabalhar comigo como vendedora ., porem ela nao pode assinar carteira pois tem um filho que recebe auxilio do governo , pago a ela 785,00 mais passagem e almoço., gostaria de saber como devo proceder nesse caso , para nao ter problemas futuros junto a justiça do trabalho., quais outras coisas eu teria que pagar? sou cadastrada como MEI. obrigado.

1. fabiola

Estou trabalhando na empresa “comercio”
      Faço serviço interno e externo.
      A empresa esta usando meu CPF para fazer transferência de dinheiro para a conta de outra pessoa.
      Depois vou precisar declarar este valor no imposto de renda??
      Aguardo o seu retorno.
      Atenciosamente,

Fabíola.

16. fabiano campos

bom dia fui mandado embora ontem, ainda não tive o reajuste de salario no meu acerto esse reajuste deve ser considerado ou não?

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Olá Fabiano! Você possuía mais de um ano de carteira assinada? Se sim, sua rescisão será revisada por um de nossos diretores aqui no Sindicato e será avaliado a questão do seu reajuste. Se tiver menos que um ano, o ideal é que você ligue ou compareça aqui na entidade e leve seu caso à algum diretor de plantão. Pode ligar no (85) 3455 7100.

17. Suele

Olá, na empresa onde trabalho, meu total de proventos é R$ 870,00 e liquido R$ 800,40. Quanto vai aumentar meu salário? sabendo que no ano passado aumentou no mês de junho/julho.

18. kelen tainara

meu patrão e adventista . e nao trabalha aos sábados. mais no feria sim .e ele disse que como n trabalha no sábado .no feriado o valor e mesmo .tanto meio período como dia todo . qual seria o valor exato trabalhando no feriado? a religião dele interfere ?

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Olá Kelen! O seu patrão, mesmo em virtude de suas crenças religiosas, não pode ‘compensar’ um sábado por um feriado trabalhado. Existem acordos para trabalho aos feriados, e você só devem trabalhar nas datas acordadas pelo sindicato e as empresas. Segue abaixo os feriados acordados em nossa Convenção Coletiva, datas e bonificações:

CONHEÇA O ACORDO DOS FERIADOS DE 2014

O acordo dos feriados de 2014, que consta na Convenção Coletiva de Trabalho, deixa facultado a abertura do comércio de Fortaleza nos seguinte feriados:

19 de junho – Corpus Christi;

12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida;

15 de novembro – Programação da República.

Para cada feriado trabalhado, o comerciário terá direito à:

- R$ 39,00 no final do expediente;

- Uma folga na semana subsequente;

- O trabalhador fixo receberá um dia em dobro no final do mês;

- O comissionista receberá um repouso semanal remunerado a mais.

Além disso, no carnaval de 2015, o comércio fechará no domingo e só reabrirá a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas.

E conquistamos, mais uma vez, o feriado do Dia do Comerciários, que este ano será no dia 20 de outubro.

As lojas de rua poderão funcionar das 09:00 as 17:00 horas, e as lojas situadas nos Shopping poderão funcionar das 10:00 as 22:00 horas.

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Boa tarde companheira! Segue o reajuste salarial de 2014:

Salários, Reajustes e Pagamento

Piso Salarial

1. paulo jean

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

É obrigatório sim companheira. Segue cláusula da Convenção Coletiva de 2014:

Auxílio Alimentação

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA – FORNECIMENTO DE LANCHES

As empresas ficam obrigadas a fornecer gratuitamente lanche aos empregados, quando em regime de trabalho extraordinário, após a 1ª hora trabalhada.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA – FORNECIMENTO DO VALE ALIMENTAÇÃO

Ficam as empresas obrigadas a fornecer para todos os seus trabalhadores durante a vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho, vale-refeição ou vale-alimentação, a escolha do empregador, correspondente ao valor da refeição cobrada pelo SESC/AR/CE ao comerciário, por dia útil de trabalho, cuja jornada seja superior a quatro horas, descontando-se do empregado o percentual máximo de 6,25% (seis vírgula vinte e cinco por cento) do custo direto do vale-refeição (art. 2º, §1º, Decreto 05/1991).

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Boa tarde companheira Daiane. A empresa onde você trabalha paga R$ 70,00 mensais para alimentação? Se sim, está errado. A empresa deve pagar o valor de R$ 4,50 por dia trabalhado e descontar o percentual máximo de 6,25% do custo do vale. Aplique este valor ao número de dias trabalhados no mês para ter o valor que deve ser pago pela empresa. Em caso de denúncia, ligue em nosso departamento jurídico através do (85) 3455 7101.

19. Jéssica

Olá boa noite!
    Trabalho numa empresa chamada Floc Indústria e Comércio Ltda. Os funcionários ainda não receberam aumento porque a empresa alega que não temos direito pois ela paga o salario acima do piso. O menor salário é 803,00, quero saber se ela esta certa realmente e caso não esteja como devo proceder…

Att,

Jéssica

20. mirian

ola! gostaria que me esclarecessem uma duvida.
    Na empresa que trabalho até hoje não houve o reajuste do salario, eles alegam que tem que ser homologado primeiro para depois pagar.
    e essa informação procede?
    o que eu posso fazer nesse caso?
    desde já agradeço muitíssimo a atenção.

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Companheira, informe a empresa onde trabalha, que já está homologado o reajuste desde Dezembro de 2013. A data base é válida a partir de Janeiro de 2014. A empresa terá que pagar o retroativo desse período até agora e reajustar o salário dos funcionários. Em caso de dúvida ligue para o Sindicato no (85) 3455 7100.

21. Bianca

Trabalho no comercio d8 Df ha 2 anos e no ano de 2013, qnd houve aumento do salario minimo em janeiro minha patroa me informou q p minha classe o a6mento so entrava em vigor a partir de junho. Esse ano a mesma coisa. O minimo ja entrou em vigor desde janeiro e eu aki aguardando meu aumento…. essa informação e valida?

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Companheira, a data base da Convenção Coletiva dos comerciários é válida desde Janeiro de 2014. A sua patroa deve pagar o retroativo deste período até agora, e reajustar seu salário conforme a convenção. Em caso de dúvidas ligue no (85) 3455 7100, ou compareça a sede do Sindicato e procure um diretor de plantão para informar sobre seu caso.

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Companheira, o piso salarial para trabalhadores de empresas com até 10 empregados é de R$ 760,00. Para trabalhadores de empresas com mais de 10 empregados o salário é de R$ 793,00. Se a empresa onde trabalha não quiser pagar o piso correto, assegurado em nossa Convenção Coletiva de Trabalho, informe sua situação ao nosso Departamento Jurídico através do (85) 3455 7101.

22. Rafael Almeida

Boa tarde, eu trabalho no comercial, (ATACADO)
    meu dissídio ainda não saiu, gostaria de saber quando sai, ou se sai quantos % foi?

Fico Grato!

1. Sindicato dos Comerciários de Fortaleza 2 Autor do post

Olá Rafael! O “dissídio” só sai no caso da negociação não ser efetivada entre o Sindicato e a patronal do comércio. No caso, houve sim essa negociação. Então o que existe é o reajuste salarial de 2014, que tem data base em Janeiro/2014:

Piso Salarial

23. Andreza

Trabalho no supermercado Pão de açucar, e pedi para ser mandada embora, mas falaram que não ia me mandar por que o mês de abril era mês de dissidio.
    Eles não podem me mandar embora em abril por causa disso? Muito Obrigada!!!

24. cintia

Olá trabalhei no mercado entrei dia 03/12/2013 e fui demitida 10/02/2014 meu horario, de trabalho no contrato estava as 14:20 só que eles pediu p/entrar as 13;20 pra sair 10:30 hr11:00hrs e ate agora não recebi minhas 1uma horas trabalhada neste dois meses de trabalho tenho que a empresa é obrigada pagar essas horas ou não

25. Reginaldo

Minha esposa trabalha numa empresa que presta serviço para os correios e queria saber se é obrigatória as empresa pagarem o novo salario minimo já a partir de janeiro.

26. claudiana

estou de licença maternidade e volto a trabalhar no próximo mês, tenho direito a sair uma hora mais cedo por conta da amamentação? e até quando? obrigado

27. gleyson

bom dia, gostaria de saber se tenho direito a levar minha filha de quatro meses ao médico mensalmente, sem ser descontado no meu salario, eu apresentando o atestado ou declaração de comparecimento ao médico? obrigado

28. MARCELA SAMASSA

Olá…Atualmente recebi um cargo de administradora financeira numa financeira, já trabalho lá à 7 meses e não teve aumento,isso é normal?

Desde já agradeço.

29. lucas

Trabalho numa empresa de fotografia desde 2010.. nao pagavam salubridade..
    devem pagar retroativo ? e se sim, como seria meu calculo para saber o valor que devem me pagar.
    outra pergunta me colocaram em um novo setor, agora sou laboratorista, qual é o salario base ?
    desde já agradeço

30. cintia

Trabalho no shopping desde de 2012 Mas o aumento de salario ai da não saio .
    Quanto for aprovado a empresa é obrigada a pagar os retroativos ja que o salario minimo ja saio?

31. Jonas

Gostaria de saber com relação ao vale alimentação se é pra vir na folha de pagamento fazendo parte do salário e incidir Inss, ou só um recibo a parte comprovando o recebimento da empresa.

32. Alisson da Silva Moura

Tá ótima essa tabela, mas surgiu-me uma dúvida. NO caso dos que recebem o piso da categoria que é 710,00(2013), será aplicado tb assim proporcional? Feliz Ano Novo a todos!