10/05/2019

[ NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO COMPANHEIRO PASSOS ]
O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza manifesta sua tristeza pelo falecimento do Companheiro José Nunes Passos. Ninguém mais do que ele abriu as portas para o fortalecimento do movimento sindical, lutador das causas dos trabalhadores e trabalhadoras do Comércio e Serviços. Nosso eterno comerciário, sempre esteve do mesmo lado da trincheira, defendendo a democracia, expressando o sonho de uma sociedade livre.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares ratificamos nossos votos de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestado a classe trabalhadora.

José Nunes Passos, desde menino dedicou sua vida as causas sócias. Em 68, liderou movimento estudantil, participando da luta pela redemocratização do país, anistia e contra a ditadura militar. Foi filiado PCB - Partido Comunista Brasileiro. Trabalhou no comércio da capital cearense, nas lojas Casa Pio, Pecary, Esquisita e mercantil Romcy.

José Nunes Passos, liderança histórica da Fetrace, nos triênios 1996-1999 e 1999-2002, atuou, nas bandeiras de lutas por direito da classe trabalhadora. Foi presidente do sindicato dos Comerciários de Fortaleza. Em sua primeira gestão, em 1989, marcou o desligamento dos sindicatos piauienses e da fundação da Fetrace, promoveu as mudanças no estatuto, de modo a garantir maior lisura aos pleitos e mais representatividade aos sindicatos, período de fortalecimento e a criação de sindicatos em Fortaleza.

Foi delegado e subdelegado Regional do Trabalho no Ceará. Na primeira gestão Luizianne Lins à frente da Prefeitura de Fortaleza, Passos foi titular da Secretaria Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor). Conselheiro do SESC e SENAC; presidente do Conselho Estadual do Trabalho; assessor político do mandato do Vereador Acrísio. Em 26 de setembro de 2014, toma posse à primeira Diretoria da Associação dos Aposentados do Comércio de Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Maracanaú e Maranguape presidida pelo o Sr. José Nunes Passos. Trata-se de um momento histórico, cujo significado está relacionado a uma trajetória de mais de oito décadas de organização e luta dos comerciários por melhores condições de vida e de trabalho.

Passos, presente! Presente! Presente!

Última atualização: 10/05/2019 às 10:50:30