24/05/2019

“Comerciários Serão Vítimas Preferenciais da Reforma da Previdência de Bolsonaro”

O Sindicado dos Comerciários de Fortaleza em celebração aos 86 anos de sua fundação realizou na data de hoje, 23 de maio, um profundo debate sobre a Reforma da Previdência, ministrado pelo Ex-senador e Ministro da Previdência Social, José Pimentel e também pelo Prof. Rafael dos Santos (Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC e Mestre em Administração Pública).

Durante as exposições, os palestrantes esclareceram sobre os riscos da proposta do governo de Jair Bolsonaro, onde os trabalhadores(as) levarão 40 anos para chegar a 100% do benefício na nova Previdência.

Conforme a explicação dos expositores, se o Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência do governo Bolsonaro, milhões de trabalhadores e trabalhadoras não vão conseguir se aposentar. Entre os quais, os empregados do comércio de todo o país, que serão um dos profissionais mais afetados. Segundo o palestrante, os comerciários brasileiros são os que mais contribuem anualmente com o INSS, e poucos, no entanto, irão usufruir dessa contribuição, uma vez que dificilmente se aposentarão. Sobretudo por conta da alta rotatividade no comércio, que faz com quem um comerciário dificilmente permaneça muitos anos em uma única empresa.

Professor Rafael destacou três eixos importantes do debate que foram: Mercado de Trabalho, Taxa de Desocupação e Dívida Pública. Na ocasião o professor apresentou aos participantes o gráfico do Índice de Gini, que é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem).

Para José Pimentel a única forma de barrar mais esse retrocesso é ir às ruas, se inserir nas mobilizações e muita luta social.

O Ex-ministro finalizou a atividade com uma noite de autografo do livro autoral: “José Pimentel – Mandato Coletivo e Popular no Congresso Nacional”

Última atualização: 24/05/2019 às 10:28:36