07/10/2019

FGTS: aceitar os R$ 500 impede a adesão ao saque aniversário?

Internauta aderiu ao saque imediato, mas está na dúvida se, por esse motivo, fica impossibilitada de fazer também o saque aniversário, confira

Resposta: Não.

A adesão ao saque imediato não impede a adesão ao saque aniversário nem tampouco tirar os R$ 500 da conta obriga a aderir à modalidade que vai permitir sacar uma parte do saldo do FGTS no mês de aniversário.

Segundo o Ministério da Economia, o saque imediato (500 reais por conta) atinge indiscriminadamente todas as contas ativas e inativas, independentemente de adesão, e não se relaciona com o saque aniversário, que depende de adesão prévia.

Quem aderir ao saque aniversário não poderá usar o Fundo em caso de demissão mesmo sem justa causa.

Quem aderir ao saque-aniversário tem alguma desvantagem?

O trabalhador que está há muitos anos na empresa e sabe que vai precisar desse valor em caso de demissão deve pensar bem se quer mesmo o saque-aniversário. Isso porque, ao fazer essa opção, o trabalhador abre mão de resgatar a totalidade do fundo caso seja demitido sem justa causa.

Como saber quanto dinheiro tenho no FGTS?

É possível consultar o saldo das contas do FGTS por extrato recebido em casa, pelo site, por aplicativo e pessoalmente nas agências da Caixa.

O primeiro passo é saber o número do PIS/Pasep ou o NIT (Número de Identificação do Trabalhador). O NIT é um código de identificação fornecido pela Previdência Social para quem não tem inscrição no PIS ou no Pasep — caso do trabalhador doméstico, por exemplo.

Onde localizar o número do PIS/Pasep/NIT:

O número do seu NIS/PIS pode ser encontrado:
• no Cartão do Cidadão;
• nas anotações gerai​s da sua Carteira de Trabalho antiga;
• na página de identificação da nova Carteira de trabalho;
• no extrato do seu FGTS impresso.

Última atualização: 07/10/2019 às 12:48:05