26/02/2018

Comerciários de Fortaleza aprovam CCT 2018

Depois de várias negociações, os trabalhadores(as), representados pela direção do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e empresários entraram em acordo,  e fecharam o acordaram o novo percentual de reajuste salarial da categoria.

Por unanimidade os trabalhadores comerciários, aprovaram proposta do SINDILOJAS para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018. A proposta foi apresentada em uma assembleia geral e extraordinária com a categoria realizada na última sexta-feira, 23/02, convocada pelo Sindicato.

A Convenção Coletiva de Trabalho de 2018, firmada entre o Sindicato dos Empregados no Comercio de Fortaleza e do outro lado o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza, Federação do Comércio do Estado do Ceará e seus Sindicatos filiados, estabeleceram o reajuste salarial da seguinte forma:

Os salários fixos ou parte fixa dos salários mistos dos empregados (as) no comércio da cidade de Fortaleza que ganham acima do piso salarial serão reajustados pelo Índice Nacional de Preços ao consumidor - INPC- acumulado do ano de 2017 mais ganhos real, fixado em 2,80% de acordo com o IBGE, em 1º de Janeiro de 2018, devendo o percentual incidir sobre o salário base de 1º de janeiro de 2017, incluído no percentual supra a correção salarial, aumento de produtividade e qualquer verba seja a que título for que tenha efeito de reajustamento salarial.

TABELA SALARIAL

JANEIRO/2018 DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE FORTALEZA

PISO SALARIAL:

1. Para Trabalhadores (as) de Empresas com até 10 Empregados (as)

1. Para Trabalhadores (as) de Empresas com mais de 10 Empregados (as) –

2- QUEBRA DE CAIXA:

A) Para Trabalhadores (as) de Empresas com até 10 Empregados (as) – R$ 101,97

B) Para Trabalhadores (as) de Empresas com mais de 10 Empregados (as) - R$ 106,91

Observação para Trabalhadores (as) que trabalham na função de Operadores (as) de Caixa e ganham salário com valor maior do que o Piso da Categoria será calculado os 10% sobre o valor do salário recebido, ou seja, do valor do salário nominal e não do Piso Salarial.

Fornecimento do Vale Alimentação

Ficam as empresas obrigadas a fornecer para todos (as) seus trabalhadores (as) que tenham jornada de trabalho superior a quatro horas por dia durante a vigência desta Convenção Coletiva de Trabalho, vale-alimentação no valor de R$ 8,50 (oito reais e cinquenta centavos), ao comerciário, por dia útil de trabalho, podendo descontar do empregado o percentual máximo de 6,25% (seis vírgula vinte e cinco por cento) do custo direto do vale-Alimentação (art. 2º, §1º,Decreto 05/1991).

A direção do Sindicato dos Comerciários  destacou que estes índices e valores foram conquistados após um longo, exaustivo e árduo embate com os patrões e são as melhores condições possíveis diante da situação econômica e social que vivemos no país atualmente. Na oportunidade o Secretário Geral Sebastião Costa, destacou o compromisso que a direção tem com os Trabalhadores(as). “Companheiros(as), estamos mobilizados para colocar em  prática um projeto inovador, dentro do sindicato, em prol da categoria. Conforme prometido em campanha eleitoral sindical, iremos inaugurar ainda este ano, uma clínica de especialidade em Odontologia, Clínico Geral, atendimento em várias especialidades totalmente gratuita para os sócios...”afirma Sebastião.

Última atualização: 11/04/2018 às 18:26:50