10/04/2018
#SOMOSTODOSLULA

Nota de apoio ao ex-presidente Lula

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza vem a público expressar sua solidariedade ao ex-presidente Lula, alvo de uma perseguição política descarada e agora, vítima de um mandado de prisão arbitrariamente decretado.

Consideramos que essa ação desmedida coloca toda a sociedade brasileira em alerta. Com o pretexto de combater a corrupção, o objetivo real da elite direitista e conservadora é simplesmente retirar de cena qualquer projeto que valorize a área social, os trabalhadores e o desenvolvimento humanizado. Lula é quem mais representa esse processo e para essa elite, é fundamental garantir que ele não dispute as eleições 2018. O fato de o processo contra Lula ter tido a tramitação mais rápida da história comprova essa questão.

Para nós, está comprovada a perseguição contra Lula. Foi condenado sem provas, apenas baseado em indícios e convicções, por um Judiciário que cedeu às pressões de setores conservadores e de interesses políticos e econômicos, culminando num golpe político, judiciário e midiático.

Nós, do movimento sindical, temos nossa história intimamente ligada à figura de Lula. Muitas das conquistas da classe trabalhadora devemos à sua luta. Sua trajetória, marcada pela atenção aos os mais excluídos, fez com que chegasse à Presidência da República. Tirou milhões de brasileiros da miséria e teve seu trabalho reconhecido mundialmente. Mas muita gente não tolerou ver um operário no poder. Lula teve sua vida revirada. Nada foi encontrado, mas, mesmo assim, com um processo forjado, sem provas, repleto de ilegalidades, foi condenado.

Dessa forma, acreditamos que este é o momento de mobilizar, reunir e unificar todas as forças democráticas e responsáveis da sociedade brasileira para resistir a mais esse golpe contra a democracia.

Ressaltamos que estaremos em mobilização permanente em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, na efetiva luta por um país mais justo para todos(as). E, nessa jornada, lembraremos todos os dias da frase de Lula: “Os que nos perseguem podem fazer o que quiserem comigo, mas jamais poderão aprisionar nossos sonhos!”

Direção do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza

Fonte: Sindicomerciários