21/04/2018

Sindicato participa de encontro sobre saúde do trabalhador

Nos dias 17 e 18 de abril aconteceu o Encontro Estadual da RENAST-CE, com o tema “Alinhando Planos e Metas, no Hotel Plaza Suítes, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza foi representado pelo diretor Paulo Fábio. O evento teve ainda participação da supervisora do Núcleo de Atenção à Saúde (Nuesp), Luciene Alice da Silva.

O encontro debateu diversos tópicos relativos à saúde do trabalhador buscando superar a saúde ocupacional e a medicina do trabalho. A atuação na saúde do trabalhador ultrapassa os limites os limites do SUS e deve ser realizada necessariamente em conjunto com outras áreas do poder público, com a cooperação da sociedade e dos próprios trabalhadores organizados pois estes são os que conhecem de fato seu trabalho e os riscos a que estão submetidos.

Ao final, o Coletivo de Saúde elegeu alguns pontos a ser trabalhados: assistência e apoio ao trabalhador; visitas regulares aos locais de trabalho; campanha de incentivo à saúde; vacinação trimestral; conversas com as empresas para custear um plano de saúde básico; incentivar as empresas a presentear funcionários com brindes para a saúde; realizar palestras sobre saúde do trabalhador; oferecer cursos de saúde trimestral para o trabalhador; contratação de um técnico em segurança do trabalho para empresas com mais de 50 funcionários e montar balcão para tirar dúvidas sobre saúde nas empresas.

Fonte: Sindcomerciários
Última atualização: 21/04/2018 às 20:28:07