23/11/2018

Médicos cubanos são homenageados em Fortaleza

A Casa de Amizade Brasil Cuba e o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza promoveram na noite desta quinta-feira, 22/11, uma homenagem aos médicos cubanos que trabalharam na Capital e no interior do Ceará durante anos no Programa Mais Médicos. Em cerimônia especial na sede do Sindicato, os profissionais receberam certificado, simbolizando a gratidão pela atuação de solidariedade ao povo Cearense no qual melhorou consideravelmente a qualidade de vida das pessoas e sua saúde.

Na mesa de abertura durante a sessão especial para homenagear os médicos cubanos que atuaram em missão na Capital e regiões do Ceará foram chamados para compor a mesa:

• Sebastião Costa – Secretário Geral do Sindicato dos Comerciários;

• Eunice Bezerra – Presidente da Casa de Amizade Brasil Cuba;

• Gláucia Lima – Presidente do Instituto;

• Francisco José de Oliveira – Diretor da FETRACE;

•        Tereza Braganete – Representante do Cebrapaz;

• Dr. João Almeida – Representante do MST;

• Dr. Emanuel Fonseca – Representante dos Médicos pela Democracia;

• Dr. Odarico Monteiro – Presidente do PSB -CE.

O evento contou ainda, com representantes dos movimentos populares, sindical e movimento de mulheres, parlamentares, entre outras organizações.

Para uns dos membros da Casa de Amizade Brasil Cuba, o Sr. Antônio Ibiapino, conhecido carinhosamente como “Comandante”, disse que os cubanos fizeram um trabalho excelente e que deu resultados. "Eles trouxeram a solidariedade como princípio e entendem a saúde como um direito das pessoas”

O Secretário Geral do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Sebastião Costa destacou em sua fala, a solidariedade e compromisso dos médicos cubanos em prol da população mais carente “o exercício profissional desses companheiros(as) é maravilhoso a dedicação e carinho que cuida os seus pacientes e exemplo a ser seguido. Sabemos o quanto é difícil o caminho. Deixo registrados nossa gratidão e muito obrigado a todos(as).” Disse Sebastião.

Para o sindicato, a luta por uma saúde pública de qualidade pelo fortalecimento do SUS, por atendimento básico, por prevenção e equipamentos em pleno funcionamento, além das melhorias nas condições gerais da saúde do nosso país continua.

No final da homenagem houve uma moção de aplausos que foram feitas aos médicos cubanos pelo exercício profissional, ético e humanitário inserido dentro do Programa Mais Médicos, no qual abrangeu ações conjuntas entre Brasil e Cuba e faziam parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS. Na ocasião, também foram entregues massagens escritas aos companheiros(as) irmãos Cubanos. Uma médica Venezuelana também participou e recebeu as homenagens.

Convênio

Os Programas Mais Médicos (PMM) são compostos por um conjunto de medidas que visam melhoras no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele prevê a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. A chegada dos médicos cubanos para atuar no programa se deu por meio de um convênio intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O Mais Médico alcançou 72,8% dos municípios brasileiros, beneficiando 63 milhões de pessoas.  Os programas Mais Médicos têm 18.240 profissionais - sendo 8.332 cubanos, segundo o governo do país brasileiro. De acordo com Cuba, seus médicos atuam em 4.058 municípios, cobrindo 73% das cidades brasileiras.

No Ceará, 118 municípios serão atingidos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no mês de outubro havia 1.229 profissionais no Ceará pelo Mais Médicos. Desse total, 448 são cubanos, a maioria atuando em áreas de vulnerabilidade, reservas indígenas e distritos distantes.

Médicos cubanos nos municípios do Ceará

21 - Morada Nova

19 - Iguatu

15 - Fortaleza

13 - Itapajé

11 - Granja e Limoeiro do Norte

10 - Acaraú e Acopiara

9 - São Benedito, Sobral, Tamboril e Viçosa do Ceará

8 - Camocim e Guaraciaba do Norte

7 - Crateús, Icó, Ipu, Parambu e Tianguá

6 - Bela Cruz, Cedro, Ibiapina, Ipueiras, Itarema, Marco e Uruoca

5 - Independência, Pacajus, Reriutaba, Santa Quitéria e Senador Pompeu

4 - Baturité, Itatira, Jaguaribe, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Russas, Pereiro, Poranga, Tauá e Ubajara

3 - Amontada, Ararendá, Cariré, Chorozinho, Horizonte, Iracema, Irauçuba, Itapipoca, Itapiúna, Jaguaretama, Miraíma, Mombaça, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixeramobim, Santana do Acaraú e Várzea Alegre

2 - Altaneira, Assaré, Barroquinha, Canindé, Cariús, Carnaubal, Coreaú, Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Frecheirinha, Hidrolândia, Jaguaribara, Meruoca, Mucambo, Novo Oriente, Pacatuba, Palmácia, Pedra Branca, Pentecoste, Pires Ferreira, Quixadá, Russas, São Gonçalo do Amarante, Solonópole e Tabuleiro do Norte

1 - Alcântaras, Arneiroz, Barreira, Boa Viagem, Campos Sales, Capistrano, Catunda, Caucaia, Chaval, Choró, Croatá, Cruz, Ererê, Fortim, Graça, Ipaporanga, Jaguaruana, Jucás, Lavras da Mangabeira, Madalena, Maranguape, Martinópole, Mulungu, Ocara, Orós, Pacoti, Palhano, Paracuru, Pindoretama, Saboeiro, Senador Sá, Tururu, Umirim e Uruburetama

5 - Distrito Sanitário Especial Indígena.

Total: 448 profissionais Cubanos sem os médicos cubanos. A saída de Cuba do programa significa risco de desassistência, especialmente em áreas afastadas de grandes centros. No Estado, profissionais cubanos atendem em 118 municípios.

Foto e matéria: Wanessa Canutto/JPMTE 2456

Veja mais fotos