03/05/2019
PARALISAÇÃO

UNE convoca estudantes a paralisarem contra inimigos da Educação

Diante da "absurda falta de seriedade no trato com a educação brasileira", a União Nacional dos Estudantes (UNE), veio a público, por meio de nota divulgada na última terça-feira (30), afirmar que o governo Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub são "inimigos" da Educação e convocam os estudantes brasileiros a organizarem uma grande paralisação no próximo dia 15 de Maio, data em que se chama uma Greve Nacional da Educação.
Foto: Reprodução YouTube
 Bolsonaro e Weintraub Bolsonaro e Weintraub
Para e entidade, o governo toma medidas de "retaliação" ao cortar verbas de universidades brasileiras. A UNE critica ainda o ataque do governo ao pensamento crítico e científico. "Não podemos tolerar que continuem minando a autonomia de nossas universidades e a possibilidade de que exista produção de um pensamento crítico e científico, que inclusive contribua para frear esses discursos mentirosos, rasos e repletos de ódio que contribuem para imensos retrocessos na consciência do povo".

Leia a íntegra da nota:

Nota da UNE convoca movimento estudantil a se mobilizar para paralisação da educação no dia 15 de Maio

Nos últimos dias o governo Bolsonaro tem dado novas demonstrações do completo desconhecimento e uma absurda falta de seriedade no trato com a educação brasileira. Não podemos tolerar que continuem minando a autonomia de nossas universidades e a possibilidade de que exista produção de um pensamento crítico e científico, que inclusive contribua para frear esses discursos mentirosos, rasos e repletos de ódio que contribuem para imensos retrocessos na consciência do povo.

Ao declarar que o Ministro da Educação estuda meios de redirecionar investimentos da área de humanas pra outras áreas da educação superior, Bolsonaro declara guerra ao pensamento crítico, científico e até mesmo ao bom senso. Porque não há civilização no mundo que tenha se construído sem uma base teórica forte que analisasse suas estruturas sociais, políticas, culturais e econômicas. Além do mais, a retirada de investimentos pode prejudicar a educação básica, com menos professores e menos qualificação, em um setor já tão carente de infraestrutura.

Para contribuir de fato com outras áreas, como a Engenharia, é importante que hajam investimentos para retomada dos empregos e para desenvolvimento de tecnologia. Essa farsa criada pelo governo, na verdade tenta encobrir o verdadeiro problema atual, que é um alto nível de desemprego, o crescimento de empregos informais e a falta da criação de vagas em setores que podem induzir o crescimento econômico. Isso sim é dar retorno imediato ao país.

Além disso, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já determinou um contingenciamentos de R$ 230 milhões nas universidades federais, sendo a maior parte em três instituições: UFF, UFBA e UnB. O motivo é claro: perseguição e retaliação. Justamente por serem universidades onde estudantes, professores e trabalhadores pautaram o debate político expressando opiniões contrárias ao governo.

Por isso, a União Nacional dos Estudantes declara Bolsonaro e seu ministro Inimigos da Educação, e convoca a todos e todas estudantes, de todos os cursos e áreas, que se preocupam com o futuro do Brasil e da universidade brasileira, que nas próximas semanas se mobilizem. Seja organizando assembleias, reuniões, junto aos Centros Acadêmicos e DCEs, Empresas Juniores, grupos de estudos, coletivos estudantis, e todos organismos que reúnam estudantes, organizando aulas públicas, além das que já estão acontecendo, ainda nessa semana e nas próximas nas universidades para construirmos no dia 15 de maio uma ampla mobilização do movimento educacional com atos e manifestações nas universidades como o dia do BASTA!

Basta de ataque a autonomia universitária, basta de ataque a liberdade de expressão, basta de perseguições e de ataques ao pensamento crítico e científico! Por mais investimentos e seriedade na gestão da educação!

União Nacional dos Estudantes

São Paulo, 30 de abril de 2019.

Do Portal Vermelho
Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/320218-1