18/10/2017

Assédio sexual nos transportes públicos é tema de audiência no SEST/SENAT.

O Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza participou da Audiência sobre Assédio sexual nos transportes públicos.

Foi realizada nesta última terça – feira, (17/10), no auditório do SEST/SENAT, uma audiência público promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza com o tema: Assédio sexual nos transportes públicos em Fortaleza. O evento foi requerido pelo vereador Acrísio Sena (PT), com o apoio das vereadoras Larissa Gaspar (PPL) e Eliana Gomes (PCdoB). Na ocasião, houve participações dos representantes do Sindiônibus e várias entidades, tais como a Delegacia da Mulher, as coordenações de mulheres do Estado e da Prefeitura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Ministério Público, o Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e OAB.

“O assédio sexual a mulheres no transporte público de Fortaleza infelizmente é uma realidade que vem se somando em todas as capitais Brasileiras. Não é de hoje que se sabe que a aglomeração de pessoas facilita, e muito, a ação de pervertidos sexuais, que, escondidos na multidão e se aproveitando do empurra-empurra típico dessas situações, satisfazem a sua lascívia mediante “encoxadas”, “passadas de mão”, “apertões e beliscões nas partes íntimas”, além de outras tantas formas de abordagens de vítimas. Precisamos criar mecanismos, leis que punam esse ato ilícito e cruel” disse Helenice Pereira, diretora do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e integrante do Coletivo de Mulheres comerciárias.

Para o Sindicato dos Comerciários, o assédio configura-se no medo e a vergonha que tais atos provocam no inconsciente das vítimas, devemos também acrescentar que o autor de tais condutas acredita, piamente, na sua impunidade, uma vez que, via de regra, ele se utiliza da multidão para a prática desse tipo de crime e nela se esconde após a prática da conduta imoral.

Matéria: Wanessa Canutto

Última atualização: 18/10/2017 às 12:04:56