12/01/2018

Termo de ACT: Compensação de Jornada de Trabalho

O Acordo de Compensação de Jornada de Trabalho consiste no ajuste por escrito entre empregado, representado pelo Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e empregador neste caso citado, o Shopping: Condomínio Fortaleza Mart Center que em comum acordo estabeleceu-se que, os trabalhadores(as) que trabalharem nos dias 13 e 14 de janeiro, serão compensados as suas folgas nos dias 10 e 14 de fevereiro ( sábado de carnaval e quarta-feira de cinzas), como também serão devidamente remunerados com ajuda de custo para o pagamento da refeição e transporte nestes dois dias.

Lembramos que a Reforma trabalhista, publicada através da lei 13.467/2017, foi pensada a partir das necessidades dos grupos empresariais em detrimento do valor do trabalho no Brasil. Nesta lei, há pouco espaço para o trabalhador(a), pois garante o aumento da lucratividade das empresas. Além disso, a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria Comerciária, no qual, estava em pleno vigor, devido à lei da reforma, a sua validade terminou em 31 de dezembro de 2017, neste sentido, com a nova legislação trabalhista, nos deixou de “mãos atadas”, com poucas possibilidade de negociação e acordo que contemple verdadeiramente os trabalhadores(as).

Sabemos que este referido acordo com o Shopping: Condomínio Fortaleza Mart Center não foi o ideal, porém, foi o máximo negociado, em que a direção deste sindicato empenhou-se para fechar um acordo que não houvesse redução de direitos para o trabalhador(a). Relembramos que existe ainda, a ameaça da nova lei implementada pelo prefeito Roberto Cláudio que amplia o horário do comércio de Fortaleza para 24 horas por dia. Portanto, vamos fazer uma reflexão, o ano de 2018 será um ano muito difícil de muita luta e só teremos sucesso se permanecermos unidos e dispostos a fazer uma nova campanha salarial, segura, que garanta amplamente todos os direitos econômicos e sociais para a categoria comerciária.

Outras informações e denúncias liguem: (85) 3455-7100.

Segue na íntegra o documento: (Termo de Acordo Coletivo de Compensação de Jornada)

Sindicato dos Comerciários de Fortaleza

Última atualização: 12/01/2018 às 11:21:16