04/04/2018
JURíDICO

Justiça determina que Pague Menos deve recolher a contribuição sindical

O Tribunal Regional da 7ª Região (TRT-7), através dos desembargadores Francisco José Gomes da Silva e João Batista Martins César, decidiu a favor do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza para que as Farmácias Pague Menos sejam obrigadas a descontar dos salários de seus empregados o desconto de um dia de trabalho referente à contribuição sindical 2018, assim como nos anos seguintes, sempre no mês de março.

Os desembargadores do Tribunal consideraram que o artigo da Lei 13.467/2017 que transformou o imposto sindical em contribuição deveria ter sido criada via Lei Complementar, já que o imposto tem caráter obrigatório, e não como lei ordinária, como aconteceu. Além disso, os desembargadores destacaram que o imposto sindical é fundamental para a sobrevivência dos sindicatos.

Diz a decisão: “A lei n. 13.467/2017 visivelmente afetará o sistema sindical brasileiro, em virtude de lhe ter extirpado a fonte maior de arrecadação destas associações; provocando, por conseguintes, grandes prejuízos não apenas aos trabalhadores, mas também a todo o País, já que é de reconhecimento internacional a importância desses entes associativos que lutam não apenas pela melhoria da condição social de seus membros, mas também por uma sociedade mais justa e igualitária”.

O Tribunal determinou ainda que em caso de descumprimento da decisão, as Farmácias Pague Menos pagarão multa de R$ 1.000,00 por cada dia de atraso, até o limite de R$ 100.000,00 em favor do Sindicato.

Veja abaixo os principais trechos da decisão:

Fonte: Sindcomerciários
Última atualização: 04/04/2018 às 18:08:07