15/06/2018
DEMISSÕES

Handara demite em massa e não paga rescisões

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza denunciou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) a postura das lojas Handara que, no último dia 5/6, demitiu cerca de 100 funcionários, mas no dia 15/6, comunicou em reunião que os trabalhadores não receberiam suas rescisões contratuais pois a empresa estava com pedido de Recuperação Judicial.

Os trabalhadores procuraram o Sindicato que, imediatamente, denunciou o caso ao MPT (NF 001077.2018.07.000/5). O advogado da empresa foi o responsável por comunicar aos funcionários a situação, alegando uma Recuperação Judicial que sequer foi deferida ainda pela Justiça, ou seja, foi feito o pedido, mas o juiz ainda não aceitou. Mesmo assim, a empresa afirmou que não pagará as rescisões e os 40% de multa do FGTS, liberando apenas o FGTS bruto e a documentação para dar entrada no seguro desemprego.

Os funcionários foram pegos de surpresa, sem que houvesse qualquer comunicado prévio ou mesmo algum tipo de proposta de acordo ou negociação. O fato foi confirmado por um diretor da Handara, que reafirmou que a empresa foi obrigada a colocar todas as dívidas, inclusive as rescisões contratuais, mas que nada poderia ser feito até que o pedido judicial fosse aceito.

Dessa forma, a empresa não deu qualquer previsão de pagamento aos seus trabalhadores que aguardam o andamento da denúncia feita pelo Sindicato.

“Está ficando cada vez mais difícil para os trabalhadores, com esses desmontes de direitos aplicados pela tal reforma trabalhista. Os empresários estão fechando as lojas e demitindo os funcionários sem nenhum direito alegando Recuperação Judicial, quando na verdade, a maioria visa apenas dar um golpe nos trabalhadores”, avalia a diretora do Sindicato, Ruth Oliveira.

Fonte: Sindcomerciários
Última atualização: 15/06/2018 às 17:56:43