19/06/2018
MULHERES NA POLÍTICA

Projeto Elas por Elas é lançado no Ceará

O PT Ceará, através da Secretaria de Mulheres do PT Ceará, lançou nessa segunda-feira, 18 de junho, oficialmente, o projeto "Elas por Elas" no Estado. O projeto tem como objetivo fortalecer e impulsionar as candidaturas das mulheres do partido para as eleições de 2018. Na ocasião, a secretária Estadual de Mulheres, Fátima Bandeira apresentou as pré-candidatas a deputada Estadual e deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores.

O projeto é nacional e foi lançado oficialmente pela presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann. No Ceará, o evento contou ainda com a presença da Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne Moura e a Secretária Nacional de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa. As mulheres comerciárias foram representadas pela diretora do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Helenice Pinheiro, que também faz parte do Coletivo de Mulheres do PT. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois dá visibilidade à luta das mulheres”, disse Helenice.

“Nosso objetivo é de ampliar a participação feminina nas bancadas, tanto a nível estadual como Federal. O PT Ceará deverá ter 10 candidatas à Assembleia Legislativa e 4 candidatas à Câmara Federal”, explica Fátima Bandeira. As atuais deputadas do PT Ceará, Rachel Marques e Luizianne Lins estarão na disputa. A deputada federal Luizianne tentará a reeleição e Rachel Marques, hoje única mulher na bancada petista da Assembleia Legislativa, deverá disputar também uma vaga à Câmara Federal.

Segundo a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, “o projeto foi criado para ser a melhor forma que a gente tem de defender o Lula e denunciar o golpe. É a gente organizando as mulheres. Fazendo um projeto para as mulheres para que elas possam ter condições de ser a voz do Lula em todos os cantos”. De acordo com a secretária, “a política nunca foi espaço para as mulheres. A presença das mulheres ainda é minoria. Nós temos dificuldade na disputa. Então, o projeto vem para dar essas condições mínimas para que todas as candidatas possam ter condições de disputar as eleições”, explica Anne.

O presidente Estadual do PT Ceará, deputado Estadual Moisés Braz também esteve presente. “Este projeto ultrapassa o limite de apenas candidaturas. É um projeto de sociedade, de vida, é um projeto de demarcação da participação efetiva e o compromisso que as mulheres tem hoje com a transformação e com a busca de espaço na sociedade”, diz Moisés Braz.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO ELAS POR ELAS

O QUE É?

Projeto de organização, empoderamento, fortalecimento e surgimento de novas lideranças de mulheres petistas, que visa oferecer condições políticas e materiais para a consolidação de lideranças mulheres, bem como fortalecer e dar visibilidade para as lideranças femininas já consolidadas.

COMO É?

O projeto será viabilizado através de cursos de formação para novas lideranças; articulação com as redes sociais de mulheres; apoio às pré-candidaturas do PT; campanhas de sensibilização sobre a importância do voto feminino; campanhas de comunicação sobre a pauta de luta das mulheres e apoio às secretarias municipais de Mulheres do PT.

Fotos: Polianna Uchoa/PT-CE

Fonte: Sindcomerciários com informações do site PT Ceará