31/07/2018

Dieese e centrais debatem reestruturação sindical e seus financiamento

A direção executiva do DIEESE, representantes das centrais sindicais, dirigentes sindicais e convidados, reuniu-se, na tarde desta segunda – feira, 30/07, para discutir a reestruturação do movimento sindical e de suas instituições, entre as quais, o próprio DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) também se assemelha a situação de crise. O evento aconteceu na sede do SINDELETRO em Fortaleza com palestra: Reestruturação Sindical e Seus Financiamentos, ministrada pelo Coordenador Nacional do DIEESE, Clemente Ganz.

Na ocasião, Clemente destacou as mudanças no mundo do trabalho no qual ocorrem de maneira acelerada e abrangente, com a expansão das novas tecnologias para todas as áreas da economia, de bens e serviços, no setor público e privado, além disto, destacou que hoje a classe trabalhadora encontra-se com a demanda devastadora da reforma trabalhista e esse conjunto de reformas diminui os direitos e a viabilidade da luta e sobrevivência dos sindicatos.

A direção do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza no qual também marco presença no evento, destacou que a palestra foi bastante eficaz e importante para tratar de assuntos administrativos, adequações e adaptações às novas regras da reforma trabalhista, do desgoverno de Temer que dentre outras medidas, retirou consideráveis recursos de financiamento das entidades sindicais, em nível Municipal, Estadual e Federal.

O principal desafio de todas as entidades sindicais do Brasil será a sobrevivência e o financiamento de suas ações sindicais junto aos trabalhadores(as), infelizmente no Brasil inteiro, várias, federações, confederações, centrais e seus sindicatos filiados, têm reduzido o seu corpo técnico, o quadro de efetivos e também estrutura funcional, para se adequar as novas regras e ao novo cenário de 2018.

“Agora mais dos que nunca, precisamos do apoio da base, dos trabalhadores para que a estrutura sindical continue de pé e avençando na luta” reflete os participantes.

Última atualização: 31/07/2018 às 09:31:08