21/12/2018

Oficina de Formação do Controle Social em Saúde do Trabalhador(a)

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza participou nesta quarta-feira, 12/12, de uma Oficina de Formação do Controle Social em Saúde do Trabalhador(a) que teve como principal tema, “Atuação dos Movimentos Sindicais e Populares”, promovido pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em parceira com o Conselho Estadual de Saúde - CESAU. O objetivo do encontro foi capacitar multiplicadores na atuação pela garantia de direitos sociais, incentivando assim a participação popular na construção e fiscalização de políticas públicas referentes ao Sistema Único de Saúde – SUS.
O curso foi voltado para conselheiras e conselheiras municipais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos sindicais e organizações populares que atuam na luta pelo Direito à Saúde. Na ocasião, participaram da oficina representado o sindicato os diretores, Antônio Adriano, Darcy Oliveira e Domingo Braga (Contracs).
Para Antônio Adriano Ferreira, Secretário de Saúde do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, a oficina contextualizou a Saúde do Trabalhador(a) e atuação dos Movimentos Sindical e Popular, no intuito de reafirmar a defesa das políticas públicas de saúde do trabalhador e da trabalhadora como condição de cidadania e valorização do trabalho e dos seus meio ambientes. Assim, será possível ampliar a participação na construção e fiscalização das políticas públicas, reafirmando o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.

Matéria: Wanessa Canutto (JP MTE 2654)
Fotos: Darcy Oliveira
Última atualização: 21/12/2018 às 17:22:37