25/01/2019

Vamos dizer não ao trabalho polivalente da Pague Menos

O novo velho trabalhador polivalente: a camuflada realidade dos contratos de trabalhos multifuncionais que o dono da Farmácia Pague Menos obriga seus funcionários a seguir, desrespeita a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A proposta da empresa afirma que o trabalhador polivalente seja o trabalhador do futuro, este será incumbido de um único salário para desempenhar várias funções dentro da Farmácia, porém, neste contexto de escravidão não podemos aceitar esse “novo” velho trabalhador polivalente. Basicamente todos os funcionários(as) da Farmácia Pague Menos exercem a função uns dos outros, e é relevante frisar que há casos que evidenciam que tais circunstâncias laborais já personificam este cenário de forma corriqueira, a exemplo da secretária que atende telefone e serve cafezinho no escritório, da vendedora que repõe estoque e faz limpeza das prateleiras, entre outros. Tais situações devem ser ponderadas, pois não podemos aceitar essa nova modalidade de trabalho.

A discussão aqui não visa à sobrecarga do empregado, mas sim, o bom senso no ato e análise do labor a ser realizado entre esses funcionários. Diante desse fato o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza entrou com uma ação coletiva, denunciando ao Ministério Público do Trabalho essa modalidade de escravidão, “trabalhador polivalente”, no qual o Sindicato relata a gravidade dos fatos exercida pela Rede de Farmácia Pague Menos, caracterizando-se em desvio de função, ou seja, contratar um trabalhador(a) para uma função e colocá-lo(a) para executar outras atividades, esta é a característica do desvio de função, que tem implicações na Justiça do Trabalho.

ESTAMOS DE OLHO! TRABALHO POLIVALENTE NÃO, ISSO NUNCA!

Última atualização: 31/01/2019 às 13:50:45