20/07/2015
FORA GLOBO

Contracs descomemora os 50 anos da Tv Globo

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) é a favor da regulamentação da mídia. Junto com os movimentos sociais descomemora os 50 anos da Rede Globo e engaja-se na luta de enfrentamento e repúdio ao seu papel nocivo neste dia 26 de abril.

Militantes e manifestantes farão, em diversas cidades do País, atos e manifestações em frente às sedes da emissora entoando as frases que já ficaram conhecidas “O povo não é bobo. Fora Rede Globo!”

Entre os principais pontos de repúdio à emissora está sua falta de respeito à diversidade brasileira, impondo uma cultura elitista, branca, machista e que não leva em consideração as regionalidades de um país tão grande e diverso como o nosso. Ao contrário, naturaliza o desrespeito, a violência e a discriminação a negros, jovens e mulheres.

Outro ponto está sua falta de democracia e a defesa incansável de seus interesses. Por diversas vezes, a cobertura jornalística da emissora defendeu apenas seus interesses, deixando de lado a luta dos trabalhadores/as, dos movimentos sociais e até mesmo de posições políticas que contrariam seus interesses imperialistas enquanto privilegiava seus pares políticos.

Além disso, a empresa Globo controla cerca de 60% do mercado das comunicações brasileiras, tornando-se símbolo de um monopólio sem igual em nenhuma parte do mundo. A TV Globo controla rádios, emissoras de tevê, jornais e revistas. Além disso, controla grande parte do mercado de televisão paga. Tais fatos contrariam e estão acima da Constituição Federal brasileira, que proíbe o oligopólio e o monopólio das comunicações.

Diante destes fatos, a Contracs se manifesta contrária a TV Globo e suas práticas e pede que entidades, militantes e cidadãos de todo o Brasil se juntem nesta luta contra o monopólio das comunicações e a favor da democratização da mídia para que absurdos como este não sejam mais possíveis. Somente com a democratização da mídia teremos nossa cultura valorizada, nosso povo respeitado e nossas vozes multiplicadas.

Fonte: Alexandre Carmo - Secretário de Comunicação da CONTRACS
Link: http://www.contracs.org.br/ponto-de-vista/artigos/77/contracs-descomemora-os-50-anos-da-tv-globo
Última atualização: 20/07/2015 às 10:29:36