16/10/2015
DIA DO COMERCIÁRIO

Para além do feriado!

PARA ALÉM DO FERIADO: DIA DO COMERCIÁRIO CELEBRA DATA HISTÓRICA DE LUTAS E CONQUISTAS DOS TRABALHADORES

O Dia dos Comerciários, comemorado neste ano de 2015 em 19 de Outubro (segunda-feira), tem importância para além do feriado destinado à categoria comerciária. A data é símbolo de diversas lutas e conquistas históricas realizadas pelos(as) trabalhadores(as) do comércio de Fortaleza.

LUTA COMERCIÁRIA

Esta importância está ligada ao fato fundamental de, no Dia dos Comerciários ocorrer também o lançamento da Campanha Salarial da categoria comerciária. A Campanha é o momento inicial de maior efervescência ideológica e política da categoria comerciária junto ao seu instrumento de luta, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. O lançamento da Campanha Salarial, na ocasião da festa do Dia dos Comerciários, já determina o direcionamento das bandeiras de luta que irão nortear as conquistas dos(as) trabalhadores(as) naquele ano. O envolvimento da categoria, no Dia dos Comerciários e em todo o período da Campanha, dá força ao Sindicato quando a entidade entra em negociação direta com o setor lojista, durante a aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho e defesa da ampliação dos direitos da categoria.

CONQUISTAS

Através da Campanha Salarial Unificada, organizada pela Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), as conquistas dos comerciários ganham força junto às ações do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. Esta unidade de luta já possibilitou avanços como: reajuste salarial acima da inflação, conquista do vale alimentação após 20 anos de luta, estabilidade gestante, além de inúmeras cláusulas que priorizam o trabalho decente, numa relação mais humana e justa entre funcionários(as) e patrões.

Portanto, o Dia dos Comerciários marca uma data primordial para a luta comerciária em toda a capital do Ceará. Este dia garante mais que um dia folga à categoria, ele se confunde com a história de luta dos trabalhadores em Fortaleza. Esta data fomenta e intensifica o espírito coletivo no qual o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza acredita e pratica ao longo do ano. Viva a luta comerciária! Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras!

Fonte: Victor Hudson / SEC FORTALEZA
Última atualização: 19/10/2015 às 13:39:55