TwitterYou Tube Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Artigos

16/10/2015
DIA DO COMERCIÁRIO

Para além do feriado!

 

PARA ALÉM DO FERIADO: DIA DO COMERCIÁRIO CELEBRA DATA HISTÓRICA DE LUTAS E CONQUISTAS DOS TRABALHADORES

O Dia dos Comerciários, comemorado neste ano de 2015 em 19 de Outubro (segunda-feira), tem importância para além do feriado destinado à categoria comerciária. A data é símbolo de diversas lutas e conquistas históricas realizadas pelos(as) trabalhadores(as) do comércio de Fortaleza.

LUTA COMERCIÁRIA

Esta importância está ligada ao fato fundamental de, no Dia dos Comerciários ocorrer também o lançamento da Campanha Salarial da categoria comerciária. A Campanha é o momento inicial de maior efervescência ideológica e política da categoria comerciária junto ao seu instrumento de luta, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. O lançamento da Campanha Salarial, na ocasião da festa do Dia dos Comerciários, já determina o direcionamento das bandeiras de luta que irão nortear as conquistas dos(as) trabalhadores(as) naquele ano. O envolvimento da categoria, no Dia dos Comerciários e em todo o período da Campanha, dá força ao Sindicato quando a entidade entra em negociação direta com o setor lojista, durante a aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho e defesa da ampliação dos direitos da categoria.

CONQUISTAS

Através da Campanha Salarial Unificada, organizada pela Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), as conquistas dos comerciários ganham força junto às ações do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. Esta unidade de luta já possibilitou avanços como: reajuste salarial acima da inflação, conquista do vale alimentação após 20 anos de luta, estabilidade gestante, além de inúmeras cláusulas que priorizam o trabalho decente, numa relação mais humana e justa entre funcionários(as) e patrões.

 

Portanto, o Dia dos Comerciários marca uma data primordial para a luta comerciária em toda a capital do Ceará. Este dia garante mais que um dia folga à categoria, ele se confunde com a história de luta dos trabalhadores em Fortaleza. Esta data fomenta e intensifica o espírito coletivo no qual o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza acredita e pratica ao longo do ano. Viva a luta comerciária! Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras!

Fonte: Victor Hudson / SEC FORTALEZA
Última atualização: 19/10/2015 às 13:39:55
 

Notícias Relacionadas

21/10/2015    Sócio há 30 anos ganha moto zero km no Dia dos Comerciários
20/10/2015    Sindicato realiza fiscalização da abertura ilegal de lojas no comércio de Fortaleza
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Enviado por Mauricio em 24/10/2015 às 00:24:12
Parabens.....comerciarios.......a luta nao para.
Enviado por Mauricio em 24/10/2015 às 00:24:12
Parabens.....comerciarios.......a luta nao para.
Mostrando registros: de 1 a 2
Total de registros: 2
   (85)  3455-7100 falecom@sindcomerciarios.org.br
  Copyright © 1933-2020 - Todos os direitos reservados www.igenio.com.br