25/02/2016
REFORMA

Previdência Social para os trabalhadores

A atual discussão sobre a proposta de reforma na Previdência Social traz consigo muitas razões para dizermos “não” às mudanças propostas, pois estas põem em xeque a capacidade inclusiva da mais abrangente política social brasileira. Preocupa-nos ouvir o Governo Federal enfatizar que deve efetivar aquilo que a classe trabalhadora rejeita frontalmente e o que consideramos nocivo a ela. São propostas desenhadas por pressões do mercado. Vamos às ruas rechaçar o que se apresenta.

Há uma tendência ao prejuízo em maior grau para os de mais baixo poder aquisitivo e os que convivem com as piores condições de trabalho. Para os que ingressaram na vida profissional antes mesmo de chegar à fase adulta – na imensa maioria das vezes, por necessidade. Falamos em “prejuízo”, porque a medida deve retroceder conquistas históricas e trazer, por exemplo, o aumento da idade para a aposentadoria ou a equiparação entre homens e mulheres do tempo de vida mínimo exigido para obter o benefício.

Durante o segundo mandato do Governo Lula, o tema foi discussão central no Fórum Nacional da Previdência. De forma aprofundada, debatemos e propusemos melhorar a Previdência, respeitando sua sustentação a longo prazo. Essa política é defendida pelos brasileiros em ampla maioria, segundo atestou recente pesquisa Vox Brasil encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT): 88% dos entrevistados se manifestaram contra mudanças que reduzam o valor de aposentadorias e pensões ou que dificultem o acesso aos benefícios.

A própria Associação Nacional dos Auditores Fiscais (Anfip), na figura de seu vice-presidente de Seguridade Social, Décio Bruno Lopes, aponta como “desnecessária” a reforma na Previdência Social, caso o objetivo seja o de financiamento do sistema. Outros setores progressistas da sociedade, nos quais a CUT se inclui, consideram intocável o acesso à Previdência. Mais uma vez, esse direito é atacado por forças que tentam, a todo custo, escancarar as portas da privatização, diminuindo o papel do Estado.

Wil Pereira

presidencia@cutceara.org.br

Presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE)

(*) Artigo publicado originalmente na edição desta sexta-feira (5.2.2016), do Jornal O POVO