ATUAÇÃO DA CONALIS E O COMBATE ÀS PRÁTICAS ANTISSINDICAIS

25

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE A ATUAÇÃO DA CONALIS E COMBATE ÀS PRÁTICAS ANTISSINDICAIS

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza participou, nesta quarta-feira (9), do seminário sobre a atuação da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS) em 2025. O evento reuniu representantes do Ministério Público do Trabalho, dirigentes sindicais, advogados e especialistas para discutir estratégias de fortalecimento da atuação sindical e de combate às práticas antissindicais.

A mesa de abertura teve como tema “CONALIS e MPT no Ceará: atuação em 2025”, destacando os desafios e as perspectivas para o próximo ano no enfrentamento às violações da liberdade sindical.

Um dos principais momentos do seminário foi a mesa “Condutas antissindicais e atuação do poder público”, que contou com a participação do presidente do Sindicato dos Comerciários, Sebastião Costa. Em sua fala, ele denunciou as práticas antissindicais ainda enfrentadas no setor e fez um alerta ao Ministério Público sobre a importância de apurar as denúncias feitas pelos trabalhadores, além de reforçar a importância caminhar de mãos dadas com outros sindicatos representativos para fortalecer cada vez mais a classe trabalhadora.

“Temos recebido diversas

denúncias de trabalhadores que sofrem represálias por tentarem se aproximar do sindicato, seja por questões trabalhistas ou para se filiarem e exercerem seus direitos enquanto trabalhadores. É fundamental que o Ministério Público esteja atento e atue de forma firme contra essas condutas ilegais por parte dos empresários”, destacou o presidente.

Já na terceira mesa, com o tema “Inclusão no movimento sindical da classe trabalhadora pertencente às minorias”, a secretária de Políticas para as Mulheres do Sindicato dos Comerciários, Helenice Pereira, fez uma fala contundente sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho.

“As mulheres ainda enfrentam enormes barreiras para acessar direitos básicos e ascender dentro das estruturas sindicais e profissionais. Apesar de serem maioria no mercado de trabalho, continuam sub-representadas nos espaços de decisão. O sindicato tem um papel fundamental na promoção da equidade e na garantia de direitos para todas e todos”, afirmou Helenice.

O seminário reforçou o compromisso das entidades sindicais com a defesa da liberdade sindical, o enfrentamento às práticas abusivas e o estímulo à construção de um movimento sindical mais inclusivo e representativo.

REGISTROS DO EVENTO:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here