Reunindo a diretoria, sindicatos convidados e palestrantes de renome, o Sindicato dos Comerciários realizou, nos dias 19 e 20 de fevereiro, o Seminário de Planejamento e Organização – Os Desafios Atuais na Política Nacional e Sindical, com o objetivo de planejar e organizar as ações para o ano de 2025. Entre os sindicatos convidados, estiveram presentes o Sindicato dos Comerciários de Caucaia e Região, Sindiute, Sindicato dos Vigilantes, Apeoc, CTB, Fetrace e Contracs. Os palestrantes foram o professor e pesquisador Milton Pomar, o deputado estadual Renato Roseno, o Diretor do INSS Ceará Francismar Lopes e o advogado Clovis Renato.
O Professor Milton Pomar, que falou sobre “Conjuntura Política Nacional e Internacional Atuais”, reforçou que a iniciativa do Sindicato dos Comerciários foi bastante assertiva: “Esse evento foi muito importante porque as pessoas puderam ter uma noção do que está ocorrendo no mundo, o que deverá ocorrer nos próximos meses desse ano, e de que maneira isso impacta a classe trabalhadora, de maneira que impacta as direções dos sindicatos, o que a gente deve fazer frente a esses novos desafios”, reforçou. Já o deputado Renato Roseno, cujo tema da palestra foram as “Estratégias de Luta e organização frente às transformações políticas e econômicas” também parabenizou a realização do seminário e agradeceu ao convite: “Quero agradecer muito ao Sindicato dos Comerciários por esse excelente debate para discutir as conjunturas internacional, nacional, local. Nós temos muitos desafios, mas o centro tem que ser mantido. É a luta da classe trabalhadora para a gente defender a democracia e os direitos sociais”.
O advogado Clóvis Renato, que trouxe o tema “Estratégias de Negociação Coletiva e o Direito de Oposição na Atualidade” reforçou que atividade realizada representou um grande benefício para a categoria dos comerciários: “Acredito que esse momento vai fomentar a continuidade desse movimento de luta que está sempre se renovando dentro do espírito dos comerciários e, com certeza, vai desaguar em melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio”, comentou. Por fim, o Diretor do INSS Ceará Francismar Lopes, que falou sobre os desafios e perspectivas para os trabalhadores no âmbito da Previdência Social, ressaltou que está à disposição do Sindicato e da categoria dos comerciários: “A gente nota que a classe está preocupada com a situação deles e isso é muito importante. Ao convidar o INSS, que é um dos órgãos públicos mais importantes do Brasil, é um chamado para que eu esteja sempre à disposição quando a categoria precisar, não só eu, mas toda a nossa equipe”, finalizou.
O presidente Sebastião Costa reforçou que a categoria também precisa estar vigilante ao que vem acontecendo no Brasil e no mundo: “Hoje nós precisamos estar atentos ao que acontece tanto no Estado, como no Município e no Governo Federal. A conjuntura é dinâmica e nós vivemos a cada dia, uma conjuntura diferenciada, portanto, não podemos agir achando que o que foi feito no ano passado pode se repetir esse ano. Por isso é tão importante a nossa participação no debate político”, argumentou. O Sindicato dos Comerciários realiza, anualmente, o seminário de planejamento e organização para que todas as secretarias apresentem os seus planos de ações para o ano e assim, possam ser planejadas todas as atividades do sindicato.