Dia Nacional da Democracia: um chamado permanente para a defesa e fortalecimento do governo do povo

Neste dia 25 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Democracia, uma data que não só celebra o regime democrático, mas também nos lembra da constante necessidade de proteger e fortalecer o direito de cada cidadão de ter voz ativa nas decisões que moldam nosso país. A democracia é um processo contínuo de participação, engajamento e respeito pelas diferenças, e cabe a todos nós mantê-la viva e atuante.

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região acredita que a democracia se sustenta nos pilares da justiça social, da inclusão e da liberdade, valores essenciais que nos garantem uma sociedade mais justa. Historicamente, conquistas fundamentais, como os direitos trabalhistas, liberdade de expressão, políticas públicas inclusivas e representatividade, só foram possíveis graças a governos democráticos e ao esforço coletivo de trabalhadores, sindicatos, movimentos sociais e cidadãos engajados.

Políticas que fortalecem o Governo do Povo

Atualmente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem reforçando a importância de um sistema democrático voltado para o povo. Lula, eleito pelo voto direto e democrático, tem como compromisso restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições e investir em políticas públicas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida de todos os brasileiros. Programas de redistribuição de renda, geração de empregos e combate à pobreza são exemplos claros de como um governo democrático pode transformar a realidade social e econômica do país, proporcionando oportunidades para aqueles que mais necessitam.

Neste Dia Nacional da Democracia, o chamado é para que cada um de nós reforce sua participação na construção do país que queremos: participando de discussões, exercendo o voto com consciência e acompanhando a atuação dos nossos representantes. Precisamos valorizar e apoiar governos que, assim como o governo Lula, buscam promover a inclusão e a justiça social, sempre respeitando os princípios democráticos que sustentam nossa nação.

A democracia é um direito, mas também uma responsabilidade.

Para garantir que a democracia continue a crescer e se fortalecer, é preciso lutar contra qualquer tentativa de enfraquecê-la. Mais do que nunca, este é o momento de unirmos forças, defendermos nossos direitos e apoiarmos iniciativas e governantes comprometidos com os valores democráticos, pois é a democracia que nos permite avançar como sociedade.