História

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama, é uma entidade forte, combativa e extremamente respeitada em âmbito nacional. Não possui fins lucrativos e se mantém unicamente através de seus sócios. O trabalho realizado em seus 90 anos de existência é reconhecido dentro e fora do movimento sindical. A categoria comerciária é  beneficiada anualmente com as lutas e conquistas do sindicato.

Neste ano, 2023, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama, comemora 90 anos de sua fundação, quase um século de muitas lutas e conquistas.

Tudo começou com a influência da luta dos Caixeiros de Fortaleza no ano de 1870 pelo direito a uma folga na semana. Mas só foi no ano de 1933 que um grupo de comerciários começou a reunir-se e, no dia 26 de maio de 1933, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza foi fundado. Hoje, a entidade destaca-se pelo seu compromisso de lutar por maior qualidade de vida e de trabalho para os comerciários e para os trabalhadores em geral. Mas esta referência só começou a desenhar-se no ano de 1983, quando surgiu a oposição comerciária.

GESTÃO: 1987 À 1990
“Um novo sindicato: Em 20 de janeiro de 1987, tomamos posse . Uma nova era. Um novo sonho. Uma nova realidade de luta e conquista”.

Sofremos com as péssimas condições de trabalho daquela época, com a ditadura e com diretorias omissas e pouco comprometidas com os trabalhadores, mas, finalmente, em novembro do ano de 1986, uma diretoria compromissada com os reais interesses dos comerciários vence as eleições e toma posse no dia 20 de janeiro de 1987.

A história continua…

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2017, foi realizada as eleições sindicais no qual disputaram duas chapas. Chapa 2 “Renovar para Avançar” vence a eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. A Chapa vitoriosa recebeu o apoio da Fetrace durante as eleições, por ter sido construída com uma plataforma política, coesa aos interesses dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará, e com ampla composição e participação dos trabalhadores.

Com 1.898 votos válidos, contra 1.303 votos para a Chapa 1, a Chapa 2 – “Renovar para Avançar”, encabeçada pelo comerciário Sebastião Costa, venceu a eleição para a escolha da nova diretoria que vai comandar o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza no período: quadriênio 2018 / 2022. Na ocasião, o Procurador do Trabalho da 7ª Região, Dr. Gerson Marques, mediou o processo de apuração dos votos. A Chapa 2, foi assessorado pelo Advogado Sindical, Dr. Thiago Pinheiro de Azevedo.

20 de janeiro de 2022

Posse da Direção do Sindicato dos Comerciários

A Direção do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Beberibe, Cascavel e Pindoretama tomou posse no dia 20 de janeiro de 2022, assumindo a gestão 2022/2026 da entidade.

O presidente reeleito e empossado Sebastião Costa, reafirmou o compromisso com a categoria e a necessidade de manter um trabalho organizado para a conscientização da luta de classe junto aos trabalhadores. Também lembrou, daqueles que partiram por consequência da Covid-19, reforçando que o sindicato é formado não só por dirigentes sindicais, mas por uma grande equipe de funcionários que trabalham diariamente no atendimento aos comerciários.

Centrais Sindicais, (CUT e CTB), Contracs, Fetrace, lideranças do movimento sindical, parlamentares e juristas prestigiaram a cerimônia de posse. O evento foi realizado na sede da entidade, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, como orienta a OMS.