Intervalo Intrajornada: o que você precisa saber para garantir seus direitos

O intervalo intrajornada é um direito fundamental dos comerciários e de todos os trabalhadores. Não raramente, ele é mal compreendido ou negligenciado. No contexto do comércio, onde as jornadas costumam ser intensas e o ritmo acelerado, é essencial que tanto empregados quanto empregadores estejam cientes das normas e obrigações relacionadas a esse intervalo. Hoje, vamos esclarecer o que é o intervalo intrajornada, quais são os direitos dos comerciários e como garantir que eles sejam respeitados.

1. O Que é?
O intervalo intrajornada é o período para descanso ou refeição que o trabalhador tem direito durante sua jornada de trabalho. De acordo com a CLT, o intervalo intrajornada é obrigatório e visa proporcionar um tempo adequado para alimentação e descanso, essencial para a saúde e o bem-estar do trabalhador.

2. Quanto Tempo Você Tem Direito?
A legislação brasileira estabelece que:
– Para jornadas de trabalho superiores a 6 horas diárias, o intervalo mínimo para refeição e descanso deve ser de 1 hora e, no máximo, 2 horas.
– Para jornadas de 4 a 6 horas, o intervalo pode ser de 15 minutos.
É importante destacar que o intervalo para refeição e descanso deve ser concedido de forma ininterrupta.

3. O Que Fazer Se Seu Intervalo Não Está Sendo Respeitado?
A primeira coisa que você deve fazer é documentar a situação, junte provas! Pode ser pelo livro de ponto, por email, whatsapp, qualquer forma que prove a falha da empresa. Além disso, procure conversar com o seu superior sobre a situação. Mas se você já tentou e o problema não foi resolvido, procure o Sindicato dos Comerciários! Aqui, nós temos todo o suporte jurídico com orientações para lhe auxiliar nessa questão. Em último caso, com a ajuda do sindicato, você deve procurar a Justiça do Trabalho e entrar com uma ação.

O intervalo intrajornada é um direito seu e é essencial para proteger a sua saúde e o seu bem-estar. Todos os comerciários devem estar cientes desse direito e garantir que ele seja respeitado. Caso você enfrente problemas relacionados a esse intervalo, não hesite em buscar a ajuda do sindicato. Juntos, podemos garantir condições de trabalho mais justas e dignas para todos. Não fique só, fique Sócio!