19 de março, feriado de São José: Abertura de empresas deve respeitar convenções coletivas de trabalho

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região Metropolitana informa que a empresa que optar por abrir no feriado de 19 de março, deverá cumprir as determinações da CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO (CCT) 2024, respeitando o acordo de cada setor e localidade, como o pagamento da ajuda de custo.

Além disso, deverá conceder uma folga referente ao feriado ou pagar um dia a mais para quem recebe salário fixo e um DSR (Descanso Semanal Remunerado) para comissionistas.
O feriado é facultativo para o comércio dos municípios de Fortaleza, Eusébio, Aquiraz, Beberibe, Pindoretama e Cascavel.

Trabalhador, fique informado sobre seus direitos e deveres.
As determinações como ajuda de custo, folgas, repouso remunerado e horário de funcionamento, para cada setor, estão disponíveis nas CCTs 2024 de cada setor e municípios. Não abra mão dos seus direitos!

[CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS CCTs 2024]

Feriado de São José
São José é o padroeiro do estado do Ceará e, por isso, o seu dia é considerado feriado em todo o estado. O santo, que na tradição católica é o pai de Jesus Cristo, também é padroeiro de Aquiraz, primeira capital do Ceará.