A Luta antirracista é tema de seminário da CUT-CE

Sindicato dos Comerciários participa do evento realizado pela Central

Nesta terça-feira (28), o Secretário de igualdade racial e etnia do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região, Berg Silva, esteve representando a entidade no Seminário “A Luta Antirracista e o Empoderamento de um Povo”. O evento foi realizado no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT CEARÁ), de 8h ao meio-dia. A atividade da central sindical, é mais um importante momento que marca o mês da Consciência Negra e foi uma realização da Secretária de Combate ao Racismo da CUT.

Na programação, foi apresentado vídeos da “campanha Pílulas Antirracismo”, além de debates sobre a luta antirracista. Que visa promover a conscientização, a discussão e a ação contra a discriminação racial, ao mesmo tempo em que busca fortalecer a autoestima e a capacidade de liderança das comunidades historicamente marginalizadas.

Palestras
O seminário serviu como um fórum enriquecedor para construir solidariedade, trocar ideias e inspirar ações. As palestras foram realizadas por Claudemir Brito, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Iguatu e Região (SEC Iguatu), que debateu sobre o Racismo ambiental e como afeta as comunidades marginalizadas.

Além de Regis Pires, secretário de Combate ao Racismo da FETAMCE, que falou sobre o perigo de uma história única o qual a sociedade é condensada a aprender desde a infância e Geyse Anne, do Movimento Negro Unificado (MNU) que falou sobre mercado de trabalho e o desemprego da população negra que já é de 11% de desempregados.

De acordo com Berg Silva, o seminário fechou com “chave de ouro” as atividades do mês da Consciência Negra, que passou pelas informações diárias nas redes sociais e pela atividade realizada na sede do Sindicato dos Comerciários no último dia 25, num evento também dedicado ao empoderamento e reflexão.