Abril Verde: comércio varejista é o segundo setor com mais acidentes de trabalho

Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Nesta data, é necessário lembrar da importância da prevenção de acidentes de trabalho, principalmente em setores como o comércio varejista, que é o segundo com mais notificações de acidentes laborais registrados de 2012 a 2022.

O ranking vem do histórico que foi levantado durante toda a década pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, da plataforma SmartLab.

Segundo a pesquisa, o ramo de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – hipermercados e supermercados, registrou 216.222 notificações no período analisado, representando 3.73% do total de registros. O setor perde somente para as atividades de atendimento hospitalar, com 10.4% (603.631).

Dados ainda mais recentes comprovam que pouca coisa mudou para o comércio varejista. Um levantamento encomendado pelo escritório LBS Advogadas e Advogados, através da plataforma Data Lawyer, mostra que o setor é o quarto com mais ações trabalhistas, na Justiça do Trabalho, envolvendo acidentes de trabalho no país em 2023.

O comércio varejista acumula 17.337 do total de 611.900 ações trabalhistas relacionadas a acidentes laborais. A área com mais processos é o transporte rodoviário de cargas (23.798), seguida pela construção de edifícios (23.780) e administração pública em geral (17.537).

O Abril Verde é uma campanha criada justamente para alertar a respeito de dados como os elencados acima, conscientizando empregadores, trabalhadores e a sociedade sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e a prevenção de acidentes ocupacionais e doenças laborais.

O papel do trabalhador é buscar trabalhar com segurança e cobrar da empresa um ambiente mais seguro e saudável para todos, disponibilizando os equipamentos necessários para que o serviço seja feito com segurança.

O sindicato vem para auxiliar os trabalhadores, se disponibilizando para atender denúncias e orientar, bem como alertar a todos sobre os perigos que podem surgir e conscientizar sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador.