Agosto Lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

410

“Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização sobre a importância da proteção à mulher e do combate à violência doméstica no Brasil.

A escolha de agosto está relacionada à data de promulgação da Lei Maria da Penha, que ocorreu em 7 de agosto de 2006, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, criada para combater a violência doméstica e familiar contra mulheres.

A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha e visa conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, disseminar informações sobre a Lei Maria da Penha, divulgar os canais de denúncia e incentivar a busca por ajuda para as vítimas. Além disso, busca desconstruir padrões culturais que perpetuam a violência e promover a igualdade de gênero.

É essencial que a sociedade se engaje na luta contra a violência doméstica e no respeito aos direitos das mulheres, buscando uma sociedade mais igualitária e justa.

Entre os objetivos do Agosto Lilás estão orientar as pessoas e divulgar as medidas que podem ser adotadas em casos de violência contra mulher, tanto judicial quanto administrativamente. Deverão ser divulgados ainda os órgãos e entidades envolvidos, as redes de suporte disponíveis e os canais de comunicação existentes para denúncias.

A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.

Ligue 180: não se cale, denuncie! ✋🏽

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here