Começa os preparativos para a Campanha Outubro Rosa

O Coletivo de Mulheres Comerciárias, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama, deu início aos preparativos para a “Campanha Mundial do Outubro Rosa”, que conscientiza a população feminina sobre o Câncer de Mama. Além de alertar a população sobre a importância da mamografia e auxilia como formas de prevenção e combate à doença.
A reunião ocorreu na sede do Sindicato e contou com a presença dos dirigentes sindicais: Sabrina Beserra, Darcy Oliveira, Helenice Pereira, Amanda Braga, secretário de gênero, Gutemberg da Silva e o assessor sindical Carlos Vasconcelos (Carlinhos) no qual ressaltaram a importância do engajamento e comprometimento da entidade ao longo dos anos em que tem sido um parceiro na campanha.
A ideia do movimento surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, quando mulheres portadoras da doença organizaram uma corrida pelas ruas de Nova Iorque para sensibilizar outras mulheres sobre a prevenção. Na época, ficou conhecida como a “Corrida pela Cura”, atualmente é chamada de “Outubro Rosa”.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e a taxa de mortalidade é elevada devido à doença ser diagnosticada em estado avançado.