Dezembro Vermelho: Proteja-se das ISTs e Previna-se

Instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho, foi a forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida) e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Também é o mês do Dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS que é celebrado no início de Dezembro. É importante lembrar que a AIDS é uma epidemia que nunca teve fim, embora seus primeiros casos tenham sido diagnosticados na década de 80.

O Sistema Único de Saúde (SUS) coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

A campanha também informa sobre transmissão, prevenção e tratamento e busca combater o estigma associado à doença, promovendo a solidariedade e combatendo o preconceito. E lembre-se, a infecção pelo HIV não tem relação com gênero, sexo, cor, classe social, formação acadêmica ou religião. Pode acontecer com qualquer um desde que não se previna.