Dezembro Vermelho: Proteja-se das ISTs e Previna-se

194

Instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho, foi a forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS (Síndrome da imunodeficiência adquirida) e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Também é o mês do Dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS que é celebrado no início de Dezembro. É importante lembrar que a AIDS é uma epidemia que nunca teve fim, embora seus primeiros casos tenham sido diagnosticados na década de 80.

O Sistema Único de Saúde (SUS) coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

A campanha também informa sobre transmissão, prevenção e tratamento e busca combater o estigma associado à doença, promovendo a solidariedade e combatendo o preconceito. E lembre-se, a infecção pelo HIV não tem relação com gênero, sexo, cor, classe social, formação acadêmica ou religião. Pode acontecer com qualquer um desde que não se previna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here