Dia do Comerciário: quem folga? É fechado ou facultativo?

101

Nesse ano, o Dia dos Comerciários será comemorado em duas datas, para diferentes setores do comércio e municípios.

A data em que o Dia do Comerciário é celebrado costuma deixar muita gente com dúvida, oficialmente, o dia é 30 de outubro, mas a data de comemoração é de acordo com estado brasileiro e também com as Convenções Coletivas de Trabalho de cada setor do comércio.

No que se refere à nossa categoria, representada pelo Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama, no ano de 2022, o Dia do Comerciário será numa segunda-feira (26 de setembro) para os trabalhadores de Fortaleza, Aquiraz e Eusébio. Já para os trabalhadores de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, será celebrado no dia 26 de outubro.

“As empresas ligadas ao comércio estarão proibidas de funcionar, com exceção das que são consideradas atividades essenciais. Tirando essas, as lojas que abrirem, estarão sujeitas à multa”, detalhou Sebastião Costa, presidente do Sindicato dos Comerciários. A multa é o valor do piso e é convertida para cada trabalhador prejudicado. Ainda segundo o presidente, o intuito do dia é “honrar e dignificar” a categoria.

SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE FORTALEZA, AQUIRAZ, BEBERIBE, CASCAVEL, EUSÉBIO E PINDORETAMA.

Fique por dentro de tudo:

Acesse: https://linkr.bio/sindicatocomerciarios

4 COMENTÁRIOS

1. Boa tarde trabalho em um CD de material de construção. Esse feriado do dia 26 de setembro, também vale pra cá?

• O comercio seré fechado. Ontem (01/10/22), por volta das 23h conseguimos uma decisão judicial a favor dos trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários. Por tanto, o comércio é fechado e não tem acordo para o funcionamento. O descumprimento acarretará em multa por cada trabalhador prejudicado.

Seguimos tentos e trabalhando para que os trabalhadores do Comercio tenham seus direitos respeitados.

Att.: A DIRETORIA