DIA DOS COMERCIÁRIOS(AS): resistência e luta são marcas da categoria

O Dia dos Comerciários e das Comerciárias é um marco histórico e significativo para os trabalhadores do setor do comércio. Sendo reconhecido e assegurado por lei, além de ser formalizado na Convenção Coletiva de Trabalho, uma conquista do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama.

Inicialmente, a data era reconhecida de maneira verbal, sem um acordo formalizado. Foi um processo que refletiu a necessidade de uma regulamentação mais concreta. Antes de 1986, um dia dedicado ao comerciário já era proposto, mas naquela época não implicava em folga efetiva. O que antes era algo incerto para os trabalhadores comerciários passou a ser oficial e resguardado por lei, estabelecido em convenção coletiva de trabalho.

Hoje, a data está garantida na Convenção, tendo se tornado oficial e respaldada por lei.
Essa conquista é fruto da luta do sindicato em prol da categoria. Enxergar a importância desse dia é, de fato, reconhecer o valor da própria categoria. Além de ser uma data festiva e de lazer, é um momento de reflexão. A categoria comerciária merece essa homenagem e valorização, tornando esse dia uma celebração importante, resultado de muita luta.

COMERCIÁRIO, ESSA CONQUISTA É SUA!