Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: por um ambiente mais seguro e saudável

678

A Organização Internacional do Trabalho promove a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em todo o mundo e recomenda que cada trabalhador tenha por direito o ambiente de trabalho seguro e saudável.

• Data importante para lembrarmos da importância de garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos
• Acidentes podem resultar em lesões graves, doenças ocupacionais e até mesmo óbitos.
• Importante o uso equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, seguindo as normas de segurança e adotando medidas preventivas

Assim, incentiva a realização de atividades que são voltadas para o debate das responsabilidades e avaliações dos riscos sobre o comportamento de cada cidadão em seu ambiente de trabalho.

Como surgiu
No dia 28 de abril de 1969, nos Estados Unidos, ocorreu uma explosão em uma mina que causou a morte de 78 trabalhadores e acendeu um alerta sobre a segurança e a saúde do trabalhador. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

Abril Verde
No Brasil, foi criada a Campanha “Abril Verde” com o objetivo de conscientizar os empregadores, trabalhadores e a sociedade sobre importância de um ambiente de trabalho seguro e a prevenção de acidentes ocupacionais e doenças laborais.
Entre os trabalhadores, a orientação é que cada um trabalhe com segurança e se proteja sempre com atenção e utilizando os equipamentos de proteção individuais, evitando colocar os outros em perigo, conhecendo seus direitos e participando da implementação de medidas preventivas.

Um ambiente seguro e saudável depende diretamente da colaboração de todos em suas funções e responsabilidades, para que a prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais seja uma constante realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here