É direito seu!: Igualdade salarial entre homens e mulheres é lei

Uma das modalidades do programa “Emprega + Mulheres” é a de promover a inserção e a manutenção das mulheres no mercado de trabalho. As regras começaram a valer em 2022 após publicação da Lei 14.457/2022, que traz importantes medidas com relação à inclusão da mulher no mercado de trabalho.

-Apoio à parentalidade por meio da flexibilização do regime de trabalho

-Qualificação profissional de mulheres

-Apoio ao retorno ao trabalho das mulheres após o término da licença-maternidade

-Prevenção e combate ao assédio sexual e a outras formas de violência no âmbito do trabalho

O programa passou a existir oficialmente após a publicação da Lei nº 14.457/2022, originária da Medida Provisória nº 1.116/2022 e trouxe uma série de alterações em normativas trabalhistas. Uma das normas da Lei determina que mulheres recebam o mesmo salário dos homens que exerçam a mesma função na empresa.

Na Convenção Coletiva de Trabalho dos Comerciários tem uma cláusula que fala sobre Isonomia entre Homens e Mulheres, a cláusula quinta, onde consta que as empresas praticarão isonomia de tratamento e igualdade remuneratória entre a mão-de-obra masculina e feminina.

Não aceite menos ‼️