Feriado dos Comerciários: lojas em Fortaleza, Aquiraz e Eusébio estarão fechadas na próxima segunda

O feriado é oficialmente no dia 30 de outubro, mas os municípios de Fortaleza, Aquiraz e Eusébio decidiram por adiantar a data para a segunda-feira, 27.

Feriado dos comerciários adiado para a próxima segunda-feira, 27(foto: BARBARA MOIRA)

As lojas do comércio nos municípios de Fortaleza, Aquiraz e Eusébio estarão fechadas na próxima segunda-feira, 27, em virtude do adiantamento da data que celebra o Dia do Comerciário. O feriado é oficialmente no dia 30 de outubro, mas os municípios citados anteriormente anteciparam a data devido à decisão da Convenção Coletiva de Trabalho.

A Convenção é um ato jurídico estabelecido entre sindicatos de empregadores e de empregados para determinar regras nas relações de trabalho dessa categoria. Sendo assim, as empresas ligadas ao comércio estarão proibidas de funcionar no dia 27 de setembro.

O representante do Sindicato dos Comerciários, Sebastião Nascimento, informou que haverá fiscalização, e se houver descumprimento, os responsáveis serão autuados e estarão sujeitos à multa. “As lojas que abrirem nesta segunda-feira estarão sujeitas à multa”. A multa estabelece o dobro do valor do piso, convertidas para cada trabalhador prejudicado.

“O dia dos Comerciários tem o propósito de honrar e dignificar a categoria que tem uma carga horária extensiva, pois alguns setores do comércio abrem em dias de domingos e feriados, e muitos trabalhadores trabalham o dia todo em pé e com pequena remuneração”, conta Sebastião Nascimento.