Festa com os comerciários marca os 89 anos de aniversário do sindicato

A direção do Sindicato Dos Comerciários preparou uma linda festa no dia 27 de maio, finalizando a programação de comemoração em alusão aos 89 anos da entidade.

A festa foi organizada com muito carinho e atenção para receber os comerciários associados, como também representantes de várias entidades sindicais, movimento social, parlamentares e amigos. Com o tradicional corte do bolo e ao som de muito forró, todos festejaram o momento, na sede do sindicato, na última sexta-feira (27/05).

O presidente Sebastião Costa agradeceu a presença de todos e todas, salientou que o Sindicato é a casa do trabalhador e que a cada dia se renova o compromisso de defender e ampliar ainda mais os direitos da categoria. Também fez uma reflexão sobre as turbulências que estamos vivendo com as retiradas de direitos trabalhistas, a precarização da mão-de-obra, as péssimas condições de trabalho e a ligação que essas questões têm com o período político e com o atual governo.

“2022 é um ano eleitoral, é importante analisar bem a escolha de cada candidato, pois essas escolhas refletem diretamente na vida da classe trabalhadora e da sociedade como todo. O Sindicato dos Comerciários tem um lado, é o lado do trabalhador”.

Na ocasião, diversos painéis foram instalados com exposição de fotos, traçando uma espécie de linha do tempo, com o intuito de resgatar um pouco da história do sindicato. Lembramos que ao longo desses 89 anos foram muitas lutas e conquistas, na qual podemos destacar algumas:

1989 – Sancionada a Lei nº 6.335, que regulamenta o funcionamento do comércio aos sábados.

2009 – Sancionada pela prefeita Luizianne Lins, a Lei nº 9.452, de 20 de março, que regulamenta o horário de funcionamento do comércio e que condiciona a abertura do comércio aos domingos à realização de acordo ou convenção coletiva entre os patrões e os trabalhadores.

2013 – Aprovada a Lei nº 12.790, de 30 de outubro, que regulamenta a profissão de comerciário.

2013 – Garantido em Convenção Coletiva de Trabalho, depois de 20 anos de luta, o direito ao vale alimentação.

Todas as conquistas históricas do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Aquiraz, Eusebio, Cascavel, Beberibe e Pindoretama reflete no compromisso de luta por maior qualidade de vida e de trabalho para os comerciários e para os trabalhadores em geral.

VIVA A LUTA COMERCIÁRIA! VIVA OS 89 ANOS DE LUTAS, RESISTÊNCIA E CONQUISTAS!

Alguns registros da Festa de 89 anos do Sindicato Dos Comerciários: