Fórum das CUTs debate políticas públicas

Em um ciclo de seminários, dirigentes sindicais das 9 cidades do Nordeste debatem sobre o cenário político e econômico, estratégias políticas e direitos trabalhistas

O Sindicato dos Comerciários enviou uma delegação para participar do Fórum das CUTs do Nordeste que teve início, na quarta-feira (30), com um ciclo de seminários tendo como objetivo debater políticas públicas e o cenário político e econômico nacional e do Nordeste em especial. A delegação é composta pela secretária de Mulheres, Helenice Pereira e o Diretor Marciano Moura, do SEC Fortaleza e representantes do SEC Caucaia, os diretores executivos Edimaura Coelho e Philippe Othon.

Os dirigentes sindicais estão discutindo formas de contribuir para que o novo governo coloque o Brasil de volta no rumo da expansão econômica e bem-estar social e acabe com os ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, intensificado com a aprovação da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência, além dos cortes de recursos em programas sociais, educação, saúde e outras áreas essenciais para a população brasileira.

“Sabemos dos desafios que a classe trabalhadora vem enfrentando e essa é a hora de debater e mudar esse cenário. Percebemos o crescimento vertiginoso do desemprego e perdas de direito. Nos deparamos com uma bancada conservadora sendo maioria depois das eleições, precisamos eleger mais mulheres parlamentares e aqueles que representam os trabalhadores. É hora de criar uma estratégia para isso.” Declara Helenice Pereira, diretora da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Comerciários.

O evento, que acontece no Recife, terá seu encerramento hoje, sexta-feira (2), reunindo os representantes das nove CUTs da região no Centro de Formação e Lazer do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE).