Luta, Direitos e Democracia: Está aberto o 14º Congresso Nacional da CUT

Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região marca presença no 14º CONCUT que debaterá sobre os rumos da classe trabalhadora no País

O 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT) com o tema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”, teve início na quinta-feira (19) no Expo Center Norte, em São Paulo. Reunindo mais de 2.000 participantes, incluindo delegados sindicais de todo o Brasil e do exterior, observadores, autoridades públicas e convidados, o evento se encerrou neste domingo (22).

Durante este período, foram debatidos temas para moldar a organização dos trabalhadores nos próximos anos, abrangendo assuntos como o futuro do trabalho, a conjuntura política, econômica e social no Brasil e no mundo, o papel dos sindicatos e da CUT na promoção da democracia, dos direitos e de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente responsável.

Além disso, a nova diretoria da CUT foi eleita e o plano de lutas da central para o próximo período foi definido.

Os debates do 14º CONCUT foram baseados em três eixos principais:
• Fortalecimento do sindicalismo cutista: Isso envolve a valorização da negociação coletiva e a atualização da organização sindical.
• Protagonismo da CUT na reconstrução do Brasil, da democracia, dos direitos e da soberania: Aqui, a CUT se posiciona como um agente ativo na construção de um Brasil mais forte, democrático e com maior respeito pelos direitos e pela soberania nacional.
• Intervenção da CUT na reconstrução do desenvolvimento econômico sustentável e combate à desigualdade: A central sindical pretende desempenhar um papel importante na promoção de um desenvolvimento econômico sustentável e na redução da desigualdade social.

O 14º CONCUT se tornou um evento crucial na busca pela proteção dos direitos dos trabalhadores e pela construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Com fotos de: Letícia Alves, Roberto Parizoti e Dino Santos