Novembro azul: Uma campanha de combate ao câncer de próstata e de conscientização à saúde integral do homem

372

 


A campanha Novembro Azul, de origem australiana, tradicionalmente concentra-se no câncer de próstata, mas a Fundação do Câncer amplia sua mensagem para incluir outros tipos de câncer e enfatizar a importância do cuidado mútuo na saúde dos homens. Eles lançam a campanha “Saúde é para Compartilhar” nas redes sociais e na internet para incentivar todos, incluindo pais, filhos, amigos e parentes, a cuidarem uns dos outros.

A campanha tem como principal objetivo divulgar informações sobre a saúde global dos homens, com um foco significativo na conscientização sobre a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este tipo de câncer causa anualmente a morte de mais de 15 mil brasileiros e, nos próximos anos, é projetado atingir um em cada seis brasileiros acima de 60 anos.

A relevância da campanha é evidente, pois é oficialmente reconhecida no calendário nacional, contando com o apoio do Ministério da Saúde, hospitais, empresas de diversos setores, artistas, influenciadores, atletas, mídia, organizações da sociedade civil e a população em geral.

O Ministério da Saúde estima que os cânceres mais comuns em homens incluem próstata, cólon, reto, traqueia, brônquio e pulmão, além do câncer de pele não melanoma. Exames como PSA e colonoscopia, juntamente com o acompanhamento médico e a atenção a sintomas, desempenham um papel crucial na identificação precoce e no tratamento dessas doenças.

CUIDE-SE!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here