Novo salário mínimo será de R$ 1.100 em 2021, a partir de amanhã

O novo valor é superior aos R$ 1.088 previstos pelo governo federal na LDO

O presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória (MP) que estabelece o salário mínimo no valor de R$ 1.100 a partir de 1 de janeiro de 2021. A MP foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União (DOU). Atualmente, o mínimo é de R$ 1.045.

O novo valor é superior aos R$ 1.088 previstos pelo governo federal na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A alta recente da inflação fez a equipe econômica rever a sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado para definir o reajuste.

Segundo estimativas do governo, cada R$ 1 de aumento no salário mínimo representa uma alta anual de R$ 330 milhões nas despesas da União.

O valor serve de base de cálculo para os aposentados e pensionistas que recebem o piso do INSS. Os beneficiários também terão direito a receber R$ 1.100 a partir de janeiro.