Novos Pisos Salariais 2024: Termos Aditivos de Convenção Coletiva foram registrados no MTE

Foram registrados no site do Ministério do Trabalho e Emprego os Termos Aditivos de Convenção Coletiva de Trabalho, com vigência de 1º de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2024, dos seguintes setores: SINDLOJAS FORTALEZA, Setor: Varejista e Lojista – Comércio de Rua e Shoppings e SINDTINTAS, Setor: Materiais de Construção, Máquinas, Ferramentas e Tintas, sob os registros: CE001364/2023 e CE001368/2023, respectivamente.

A partir de 1º de janeiro de 2024, fica garantido os pisos salariais:

• Para trabalhadores de empresas com até 10 (dez) empregados: R$ 1.484,60.
  • Para trabalhadores de empresas com mais de 10 (dez) empregados: R$ 1.550,60.

O reajuste do piso salarial para os trabalhadores do comércio usou como base o salário-mínimo nacional. No geral, o sindicato dos comerciários garantiu para a sua categoria um reajuste de mais de 6% com relação ao ano anterior.

• Para trabalhadores que recebem salário fixo ou misto, acima do piso da categoria: serão reajustados pelo INPC 2023.
  • Vale alimentação: R$ 12,00
  • Quebra de caixa: valor mensal de 10% sobre o salário nominal.
  • Feriados facultativos: o trabalhador receberá pelo feriado trabalhado uma ajuda de custo de R$ 93,86 e também terá direito a uma folga extra referente ao feriado trabalhado ou um dia em dobro, que deve ser pago no contracheque.

O Dia do Comerciário será dia 23 de setembro 2024, COMÉRCIO FECHADO.

CARNAVAL 2024 – os estabelecimentos comerciais não funcionarão no Domingo, Segunda e Terça-feira de Carnaval, nesse período o comércio será FECHADO

Para mais informações: https://sindcomerciarios.org.br/wp-content/uploads/2024/01/TABELA-SALARIAL-2024-sec.pdf