Oficina sobre assédio Moral: Diretoria participa de palestra

Nessa terça, 20 de fevereiro, a diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região esteve presente na Procuradoria Regional do Trabalho – 7a. Região para participar da Oficina sobre Assédio Moral, conduzida pelo procurador Carlos Leonardo e realizada pelo Fórum Estadual do Trabalho Decente.

Estiveram presentes os diretores: Amanda Braga, Tarcísio Sales, Helenice Pereira, Silmara Sabrina e Rosi Brito. Na ocasião o procurador fez uma apresentação sobre o assédio moral e suas consequências. Explicou que o assédio moral tem vários tipos, que pode ser hierárquico ou não. Na oficina, estavam presentes representantes de entidades sindicais de Fortaleza e de outros municípios cearenses. Muitas foram as dúvidas e relatos reais de pessoas que passaram por processo de assédio moral e, também, assédio sexual.

Alguns tópicos da palestra foram: O que é assédio moral, como ocorre o assédio, quais as atitudes dos agressores e o que fazer diante de situações de assédio moral e sexual. Para o procurador Leonardo, a palestra tem objetivo de ouvir e também relatar sobre experiências que o Ministério Público do Trabalho reconhece sobre os casos de assédio que recebem diariamente e explicou que sobre a importância de um movimento sindical forte em prol do trabalhador e que a fiscalização é bastante importante.

O encontro foi aberto para as falas dos presentes e entre eles, a secretaria de mulheres do sindicato, Helenice Pereira, relatou que algumas vezes os próprios colegas de trabalho são os assediadores, criando um ambiente de medo e incerteza para as vítimas, que muitas vezes temem represálias ou até mesmo a perda do emprego caso denunciem. “Apesar de estarmos atuantes e contarmos com apoio jurídico, ainda nos sentimos impotentes diante dessa realidade. Acredito que deveria haver um processo mais acessível para denúncias e uma maior efetividade nas medidas tomadas pelo Ministério Público” finaliza.