Outubro Rosa: Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama

O Outubro Rosa é um movimento global de conscientização sobre o câncer de mama e, que ocorre anualmente, durante o mês de outubro para alertar toda a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz do câncer de mama.

A campanha divulga informações e promove a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Dados dos casos
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, em 2023, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama com o risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Os dados nacionais, fazem com que o câncer de mama também ocupe a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Sintomas
Os principais sinais e sintomas que podem indicar um câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Importância do Outubro Rosa
O Outubro Rosa incentiva as mulheres a realizarem exames regulares, como a mamografia, a ultrassonografia mamária e o autoexame das mamas, buscando identificar possíveis alterações e nódulos em estágios iniciais.
É importante lembrar que o câncer de mama não afeta apenas as mulheres, embora seja mais comum nelas. Homens também podem desenvolver câncer de mama.

Quem tem câncer tem pressa, pressa de se curar e de viver!