Pagamento PIS-Pasep 2024

342

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024 começou ontem (15) para os trabalhadores nascidos em janeiro. Esse benefício, que pode chegar a um salário mínimo, é concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa.

Geralmente, têm direito ao abono os funcionários da iniciativa privada o Programa de Integração Social (PIS) e servidores públicos o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) que trabalharam por pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários mínimos por mês. Os detalhes sobre o banco de recebimento, a data de pagamento e os valores, incluindo anos anteriores, podem ser consultados no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.

Neste ano, o calendário de pagamento foi unificado, com os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores públicos recebendo de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário. Ao todo, 24,8 milhões de trabalhadores receberão o abono, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público.

Para ter direito ao abono, os trabalhadores devem:

– Estar cadastrados no programa PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos.

– Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o PIS ou Pasep.

– Ter recebido até dois salários mínimos de remuneração mensal no período trabalhado.

– Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base.

– Ter os dados informados corretamente pelo empregador na Rais ou no eSocial do ano-base considerado.

O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo de serviço do trabalhador no ano-base. O cálculo é feito multiplicando o valor atual do salário mínimo pelo número de meses trabalhados no ano-base, com o valor total de um salário mínimo sendo para quem trabalhou os 12 meses. Em 2024, o benefício vai de R$ 118 a R$ 1.412.

Para consultar o abono, os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, onde podem verificar se estão habilitados para receber o benefício. Além disso, os trabalhadores do setor privado podem usar os aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem para consultar a situação do benefício e a data de pagamento.

O pagamento do PIS aos trabalhadores da iniciativa privada é administrado pela Caixa Econômica Federal. Eles podem receber automaticamente se tiverem conta corrente ou poupança na Caixa, ou por meio da Poupança Social Digital, saque com cartão social e senha em terminais de autoatendimento, lotéricas ou agências da Caixa.

Para os servidores públicos que recebem o Pasep, os depósitos são feitos pelo Banco do Brasil. O pagamento pode ser feito prioritariamente por crédito em conta bancária, transferência via TED, PIX ou presencialmente nas agências de atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here