Planejamento estratégico: 2022/2026

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza realizou nos dias 17 a 19 de fevereiro, o planejamento estratégico para o quadriênio: 2022/2026.

Planejamento estratégico é o processo de definir as metas para o sindicato, ações que serão utilizadas para alcançar os objetivos desejados e propor com quais recursos poderão contar para a organização da luta. Um momento fundamental para permitir uma abordagem proativa das demandas em prol dos trabalhadores comerciários.

A mesa de abertura contou com a presença dos dirigentes sindicais:  Helenice Pereira, José de Oliveira, Giliarde Araújo e também com o presidente da Fetrace, Francimar  Silva.

Durante a atividade, a diretoria participou de Formação Política Sindical e análise de conjuntura política nacional e internacional, com exposição sobre a origem dos sindicatos e o seu papel em tempos conservadores. Ministrados pelos expositores: José Meneleu Neto, professor do curso de Mestrado de Geografia da UECE,  a vereadora Larissa Gaspar (PT) e o Dr. Inocêncio Uchôa, Juiz do Trabalho aposentado e advogado.

Na ocasião, o Dr. Inocêncio fez uma reflexão sobre a trajetória política no país e no mundo, onde abordou o avanço do neoliberalismo e suas consequências, como o retrocesso dos direitos trabalhistas e sociais. Entre os principais eixos questionados durante o seminário, falou sobre a destruição da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), direitos que asseguram os trabalhadores(as).

Na conclusão, os presentes reafirmaram a importância da união e organização dos sindicatos para conscientização de classe.

#sindicatodoscomerciarios
#sindicalismo