Secretário de etnia do sindicato participa do programa Democracia no Ar e debate sobre abolição da escravatura e igualdade

Na última sexta-feira (24), o secretário de gênero, raça e etnia do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza e Região (SEC), Gutemberg da Silva, participou do programa Democracia no Ar, que é transmitido ao vivo pela Rádio e TV Atitude Popular e várias rádios no interior do estado.

Com o tema Data Magna do Ceará: Abolição da Escravatura e a Luta Atual Por Direitos e Igualdade, o programa também contou com a participação da secretária executiva de igualdade racial do estado do Ceará, Martir Silva. O programa é comandado pela jornalista Marina Valente.

Na ocasião, Gutemberg deu sua opinião sobre o processo de abolição da escravatura no Ceará e traçou um paralelo com os dias atuais.

O secretário ainda falou sobre racismo nos locais de trabalho, trazendo a perspectiva do setor comerciário. “A gente recebe muitas denúncias relacionadas a assédio moral, e muitas dessas denúncias são absurdas. A gente já chegou a receber denúncias aqui de trabalhadores em cárcere privado com segurança armado”, relembra.

Os trabalhos desenvolvidos pela sua pasta no sindicato para combater o racismo no comércio também foram relembrados pelo dirigente. “Durante quatro anos, nós tivemos uma conjuntura política que não foi muito favorável ao nosso trabalho. Mas a gente vem trabalhando em algumas ações para combater o preconceito, como fazer cartilhas, fazer pesquisas dentro do comércio e muito mais”, esclarece o diretor.