Sessão Solene abre oficialmente as festividades dos 90 anos do Sindicato dos Comerciários

Com a presença de pessoas que fazem parte da luta sindical cearense, a entidade é homenageada em solenidade na Assembleia Legislativa

Na última sexta-feira (19) foi realizada uma Sessão Solene em alusão aos 90 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama.

Compuseram a mesa da solenidade: Sebastião Costa, presidente do sindicato; Helenice Pereira, coordenadora do Coletivo de Mulheres; Inocêncio Uchôa, assessor jurídico; Wil Pereira, presidente da CUT-Ceará; Luciano Simplício, presidente da CTB-Ceará; e Francimar Silva, presidente da Fetrace.

A Sessão, solicitada pela deputada Larissa Gaspar, foi realizada no Plenário 13 de Maio com a presença de amigos, entidades parceiras, parlamentares e juristas, além de pessoas que ajudaram na busca pelos direitos dos trabalhadores do comércio e que fazem parte da história de luta do sindicato.

Após a execução do hino nacional, a deputada Larissa Gaspar discursou em homenagem ao sindicato e contou um pouco da história de conquistas pelos direitos dos trabalhadores. Na ocasião, também declarou seu comprometimento na busca de uma das bandeiras de luta da entidade, que é a construção de uma creche no Centro para os filhos das trabalhadoras do comércio.

Em seguida, a coordenadora do Coletivo de Mulheres, Helenice Pereira, explanou sobre a alegria de fazer parte de uma direção aguerrida e agradeceu a presença de todos e a importância de cada um presente na solenidade. Helenice frisou sobre a necessidade de sempre ter disposição para fazer a luta: “Acreditamos sempre nos dias melhores que virão e precisamos continuar compromissados nessa luta contra os opressores e pelos nossos direitos”.

Em seguida, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Sebastião Costa, fez um breve histórico dos 90 anos, “com luta, vitórias, derrotas e com muita determinação e trabalho, negociamos para fechar as 9 convenções dos setores dos municípios ao qual representamos” declara.

O presidente também contou sobre a luta da conquista do sábado a tarde no comércio e o quanto as mudanças nas leis foram modificando, além de relatar sobre a regulamentação do horário de funcionamento no comércio, sobre as cláusulas sociais negociadas e conquistadas nas Convenções e a luta pelo vale-alimentação: “jamais deixaremos de dar assistência à classe trabalhadora” finaliza.

A solenidade foi finalizada com a execução do hino do estado do Ceará.