Setembro Amarelo: comerciários, a informação é a melhor prevenção

A campanha Setembro Amarelo salva vidas sendo dedicada à prevenção e conscientização contra o suicídio.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 14 mil suicídios são registrados anualmente no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

O que poucos sabem é que as causas para esses índices são inúmeras, mas muitas delas podem ser tratadas, e existem alguns sinais de depressão ou síndrome do pânico, causadores de gatilhos que podem desencadear numa tentativa de suicídio.

Para quem trabalha no comércio a questão é importante. Jornadas excessivas, pressões para bater metas de vendas, assédio dos patrões, baixos salários e até mesmo a instabilidade no serviço ou o medo do desemprego podem contribuir para um ambiente opressivo, provocando o estresse psicológico, depressão e outras doenças.

O ataque aos direitos dos trabalhadores, a partir da aprovação da terceirização total e a reforma trabalhista, aliada à crise econômica, contribuem ainda mais para momento de incertezas no país. Quem sofre é o trabalhador que vive cada vez mais num cenário conflituoso.

Onde podemos atuar para contribuir com a prevenção?

De acordo com os dados da cartilha “Informando para prevenir”, publicada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais, que podem ser tratadas.

A informação correta direcionada à população é muito importante para orientar e prevenir o suicídio. O reconhecimento dos fatores de risco e dos fatores protetores é fundamental e pode ajudar. Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure ajuda.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue: 188.