Setembro Amarelo, saúde mental e assédio moral: um debate necessário no ambiente de trabalho

O mês de setembro, marcado pela campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio, traz à tona a urgente necessidade de discutir a saúde mental no ambiente de trabalho, especialmente quando se trata de assédio moral.

O assédio moral, caracterizado por comportamentos repetitivos de humilhação, intimidação ou desqualificação de um trabalhador, pode causar danos profundos à saúde mental. Este tipo de violência psicológica não apenas compromete a dignidade e o respeito ao trabalhador, mas também pode levar a graves consequências, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e até mesmo ao suicídio.

Promover a saúde mental significa, também, combater todas as formas de violência e abuso que possam comprometer o bem-estar dos funcionários. Assim, é fundamental que as empresas adotem políticas de tolerância zero ao assédio moral, além de promoverem campanhas internas de conscientização e treinamento para líderes e gestores sobre a importância do respeito e da empatia no ambiente de trabalho.

A relação entre o assédio moral e o aumento dos riscos de problemas de saúde mental não pode ser ignorada. Estudos mostram que trabalhadores que sofrem assédio moral têm mais chances de desenvolver transtornos mentais graves. O impacto psicológico pode ser devastador, afetando não apenas a vida profissional, mas também a pessoal, ao minar a autoestima e o sentido de propósito do indivíduo. O ambiente de trabalho, que deveria ser um espaço de colaboração e crescimento, se transforma em um cenário de medo e insegurança, onde o trabalhador se sente constantemente ameaçado.

A promoção de um ambiente de trabalho saudável e livre de assédio é um direito de todos os trabalhadores. No “Setembro Amarelo”, é essencial que todos os envolvidos nessa cadeia – trabalhadores, empregadores e sindicatos – estejam comprometidos com a construção de uma cultura organizacional que priorize a saúde mental e o bem-estar de todos. A luta contra o assédio moral é também uma luta pela vida e pela dignidade dos trabalhadores, e cada passo dado nessa direção é um avanço importante para uma sociedade mais justa e humana.

O Sindicato dos Comerciários Fortaleza e Região apoia essa causa. Se na sua empresa houver algum caso de assédio moral, não deixe de denunciar! Procure o sindicato por meio do nosso número (85) 3455-7100, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.